O desafio de monitorar redes em empresas em expansão

0

A sua empresa está crescendo — as vendas estão em alta e está contratando mais funcionários. Contudo, há desafios a serem enfrentados. Quando uma empresa cresce, aumenta também a quantidade de empregados e clientes, o que pode colocar mais pressão sobre o sistema. O crescimento da visitação no website da companhia, durante o lançamento de um produto, pode gerar um desempenho lento ou até a sua interrupção. Qualquer atraso na navegação leva à perda de clientes e de receita.

Gerenciar esse tipo de pressão é um desafio para pequenas empresas e startups que, frequentemente, têm apenas uma pessoa responsável pela área de TI ou até mesmo não tem um funcionário de suporte. Então, como sobreviver? Compreendendo e antecipando problemas que possam surgir e os mecanismos disponíveis para preveni-los ou corrigi-los.

Onde podem ocorrer problemas no sistema? Observe a sua estrutura de TI. Perceba que possui uma série de camadas, como uma cebola. Há o acesso (conexão ao provedor de internet); a resolução de nome e de balanceamento de carga; a camada web delivery (o servidor web ou aplicativo); a de processamento e a de gerenciamento de dados (banco de dados ou arquivos). Quando mais usuários e tráfego são adicionados ao sistema, maior o risco de ocorrer sobrecarga entre as camadas. Ou, então, o número de consultas passa a ser elevado para a sua largura de banda atual ou de placas de rede para lidar. Com o crescimento rápido de usuários muitas coisas podem dar errado no sistema. A dica é encontrar logo esses problemas para que sejam corrigidos rapidamente ou antecipados.

O que sua empresa pode fazer para se proteger de falhas de TI? Uma pronta resposta sobre a situação permite a área de TI corrigir um problema antes que se torne uma grande questão e afete aos seus usuários (funcionários ou clientes). A agilidade na solução e a possibilidade de detectar padrões que mostrem onde o problema poderá ocorrer no futuro é importante para evitar que aconteçam. Como fazer isso? Utilizando uma ferramenta de monitoramento de rede que verifica os componentes do seu sistema a todo o momento e lhe dê visibilidade e conhecimento de padrões e áreas problemáticas.

Ferramentas de monitoramento de rede ajudam a encontrar a fonte precisa do problema. O que é importante, pois a demora na sua localização pode fazer com que você altere outras coisas no sistema, causando dificuldades adicionais. Por exemplo, se o seu website está lento, você poderia adicionar outro servidor web, mas então, como resultado, o seu banco de dados falha. O benefício? Encontrar e corrigir um problema de TI antes mesmo que os seus usuários o percebam. A ferramenta de monitoramento de rede instalada observa as diferentes partes do sistema e transmite o alerta sobre potenciais problemas.

O que acontece se depois de encontrar o problema, eu não consiga uma rápida solução para corrigi-lo? Se você precisar de mais tempo para solucionar o problema, existe a opção de comunicar-se com seus usuários de forma proativa. Já que clientes e colaboradores ficarão menos irritados se souberem o que está acontecendo antes que descubram sozinhos.

Seja específico na comunicação. Se contar aos usuários que há um problema com a base de dados com a qual você está trabalhando, isso mostrará que você já o identificou e está fazendo o reparo. Faça uma previsão de quando o problema estará resolvido, e das opções alternativas a serem tomadas. Por exemplo, se há problemas com o servidor de e-mail, mas, o e-mail web está funcionando bem, aconselhe aos funcionários a utilizá-lo até que haja uma solução.

E se a empresa usar um provedor externo na nuvem em parte do seu sistema de TI? Como corrigir um problema externo e fora de alcance? Muitas empresas estão migrando para os provedores em nuvem. De acordo com um estudo do SMB Group, 92% das PMEs estão usando pelo menos uma solução de negócios na nuvem.

Provedores externos podem ser confiáveis, mas também estão sujeitos a falhas. Se um provedor na nuvem 'cai', isso pode gerar consequências de grande alcance. As coisas se tornam complexas quando uma pequena empresa trabalha com mais de um provedor externo para diferentes partes do seu sistema. Além disso, recursos na nuvem no geral são compartilhados, portanto, os níveis de pico de carga podem ser alcançados com frequência. O que pode causar lentidão e afetar o desempenho do aplicativo.

Se você depende de um provedor externo e tem internamente uma solução de monitoramento de rede, poderá enviar ao provedor um diagrama com os resultados do monitoramento e perguntar a eles o que está acontecendo, baseado no que você está observando, do seu lado. Esse diagrama mostrará os padrões do tráfego da rede ou estatísticas que poderiam auxiliar o provedor a avaliar a situação.

É animador ver a empresa prosperar, por isso é importante proteger o seu sistema para que seus negócios e operações possam funcionar adequadamente durante a expansão. O monitoramento de rede pode proporcionar as condições de encontrar problemas antes que os seus negócios sejam afetados. Já existem soluções com todos esses recursos e a preços acessíveis, compatíveis com o tamanho e cenário atual da sua empresa. Se você tem apenas um colaborador de TI, o monitoramento precisa integrar o seu kit de ferramentas diárias.

*Christian Twardawa é director de operações (COO) da Paessler AG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.