PIX: a sua segurança em xeque?

0

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, chegou para ficar. Lançado em 16 de novembro de 2020, trouxe maior facilidade na realização de transferências e recebimento de pagamentos. Porém, essa nova oportunidade pode trazer o risco para usuário de cair em grandes emboscadas.

Ele é um mecanismo inovador que não estabelece restrições de horário ou valor para as transações. Além do fato que todo o processo se resume a digitação ou envio de apenas um dos dados do remetente ou destinatário. Ao se cadastrar, a empresa ou pessoa física adota uma Chave PIX e, com ela, pode efetuar e receber pagamentos de maneira fácil e rápida.

As vantagens não terminam. O custo é menor, não existe mais restrição de horário para transações, sem falar na rapidez do processo – a transferência acontece de 2 a 3 segundos. Todavia, é preciso atentar-se à proteção dos seus dados.

Uma vez que uma chave é cadastrada– podendo ser um e-mail, CPF, celular ou a geração de um QR Code – diversas outras informações do usuário são atreladas a ela, ou seja, se uma pessoa tem um de seus dados, ela acaba garantindo muitos outros e pode, facilmente, criar armadilhas para um golpe, como se passar por um funcionário do seu banco pedindo por dados que deixam a segurança da sua conta fragilizada.

O cadastro para a utilização do PIX é feito exclusivamente por meio de internet baking ou aplicativo. Por isso, é necessário ficar atento também a qualquer e-mail ou links alternativos que prometam a criação da chave.

O grande problema é a desatenção do usuário, principalmente quando se trata do uso do QR Code. Ele é um código gerado aleatoriamente que funciona quando apontada uma câmera de celular, então a chance de se confundir é grande. Os golpistas podem personificar marcas, e-commerces ou fornecedores para enganar empresas ou pessoas físicas.

Outro fator é que o PIX não oferece a mesma segurança de uma transferência bancária. Ele não é vinculado a nenhum banco ou fintech específica. Assim, não havendo instituição que possa ressarcir o valor em situações como de produtos, serviços não entregues, golpes ou fraudes.

O sistema apresentar diversos riscos não significa que não possua nenhuma segurança. O BC tem um mecanismo de monitoramento e regras que comparam o número de consultas do PIX ao número de transferências realizadas. Mesmo assim, ainda é um procedimento muito novo e não conseguimos provar a sua eficácia.

Os dados são o futuro. Na atual sociedade, em que os processos estão cada vez mais automatizados e digitalizados nas companhias, a informação acaba sendo o combustível para o sistema. Sendo assim, ela se torna cada vez mais valiosa – ao mesmo tempo que está tudo cada vez mais facilitado, fluído e de fácil acesso – e precisa estar segura.

Para evitar tais situações desagradáveis, o ideal é ficar atento ao e-mail e telefone cadastrados no PIX, não entrar em links não oficiais de cadastramento, conferir atentamente os dados na hora da transferência e só realizar qualquer ação depois de checar todas as informações detalhadamente. Para ainda maior facilidade, é possível contratar serviços completos de proteção de dados, incluindo desde softwares até o atendimento especializado por consultoria.

Waldo Gomes, diretor de marketing e relacionamento da NetSafe Corp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.