Nokia montará fábrica na Romênia

0

A Nokia anunciou nesta segunda-feira (26/3) que montará uma fábrica de dispositivos móveis no município de Cluj, na Romênia. A empresa prevê investimentos da ordem de 60 milhões de euros na planta, que será a décima primeira instalação global de produção de celulares da fabricante finlandesa. O anúncio ocorre no mês em que a unidade de Manaus completou dez anos no Brasil e 100 milhões de celulares produzidos.

A decisão de montar a nova fábrica na Romênia, segundo a fabricante, é reflexo do forte volume de crescimento global, bem como da maior demanda por dispositivos móveis na Europa, Oriente Médio e África. A companhia selecionou Cluj por causa da disponibilidade de mão-de-obra especializada, das boas conexões de logística de entrada e saída do país, pela eficiência geral do local e por sua longa tradição industrial nessa área.

O memorando de entendimentos foi assinado na capital Bucareste, após o qual Raimo Puntala, vice-presidente sênior de operações e logística da Nokia, ressaltou que a empresa está compromissada em garantir uma boa disponibilidade de produtos e entregas contínuas para importantes mercados na Europa, Oriente Médio e África.

A nova fábrica de Cluj está localizada a 400 quilômetros ao noroeste de Bucareste. O trabalho de construção civil será iniciado ainda neste semestre e a previsão de início da produção é o primeiro semestre de 2008. A Nokia prevê um aumento paulatino da fábrica e deve empregar cerca de 500 funcionários até o fim deste ano. Como parte do planejamento, a empresa deseja estabelecer uma vila industrial na área, o que permitirá que diversos fornecedores e parceiros-chave localizem ali suas operações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.