O MP3 player foi a funcionalidade presente nos celulares cuja procura mais cresceu no Brasil em 2007. De acordo com dados da Nielsen Mobile, entre 2006 e 2007 houve um aumento de 462% nas vendas de telefones móveis com MP3 player, subindo de 650 mil unidades para 3,67 milhões.
Celulares com rádio FM registraram também uma forte alta, de 283% nas vendas, passando de 2,59 milhões de unidades em 2006 para 9,93 milhões em 2007 no Brasil.
Outras funcionalidades como internet móvel, câmera fotográfica e vídeo recorder registraram crescimentos de 138%, 63% e 60%, respectivamente.
Os números foram apresentados por Roberto Ferrero, diretor de pesquisas de telecomunicações para América Latina da Nielsen, durante o Mobile Marketing Forum, nesta quarta-feira, 26, em São Paulo.
Pesquisa
A Nielsen conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 200 pessoas em São Paulo para avaliar o uso que elas fazem de serviços de valor adicionado (SVA).
A pesquisa pediu que os entrevistados apontassem que SVAs e funcionalidades multimídia do telefone haviam utilizado com o telefone nos últimos 30 dias. 47% responderam que usaram SMS; 16%, instant messenger; 14%, MMS; 14%, rádio FM; 11%, wallpapers; 8%, ringtones; 6%, fulltrack; 8%, e-mail; 6%, câmera fotográfica; 6%, mobile TV. 43% dos entrevistados disseram que não usaram nenhum dos serviços listados na pesquisa.
Para Ferrero, as operadoras e empresas de SVA precisam entender melhor o perfil dos consumidores da América Latina para ensiná-los a usar os serviços.
?É preciso adaptar a comunicação para essas pessoas. Na América Latina, 40% da população não completou o ensino médio?, comentou.