Brasil fica estagnado no ranking global de uso de TICs

0

O Brasil manteve-se na 59ª posição no ranking do Relatório Global da Tecnologia da Informação 2008-2009, divulgado nesta quinta-feira, 26, pelo Fórum Econômico Mundial. Apenas três países da América Latina estão entre os 50 mais bem colocados. A Dinamarca e a Suécia novamente lideram o ranking geral. Os dois países são seguidos pelos Estados Unidos, que subiu uma posição, confirmando sua liderança no setor tecnológico mesmo em uma época de desaceleração econômica. Cingapura alcançou a quarta posição, seguida pela Suíça e outros países Nórdicos, juntamente com Holanda e Canadá, estão nos dez primeiros lugares.
"Embora o Brasil apresente alto nível de prioridade para as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e práticas do governo no mundo eletrônico – aliado as ações do setor empresarial nesse segmento – essas ações ainda não criaram um ambiente tecnologicamente avançado para os brasileiros", disse Irene Mia, economista sênior da Rede de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial e editora conjunta do relatório. "A exclusão digital, social e econômica que afeta o país é um obstáculo nesse sentido, além do ambiente de mercado que também sofre de excesso de regulação e a baixa qualidade do sistema educacional, entre outros."
Divulgado pelo oitavo ano consecutivo com uma cobertura de 134 economias no mundo inteiro, o relatório é considerado como a mais abalizada avaliação internacional do impacto das TICs no processo de desenvolvimento e competitividade das nações.
O Índice de Tecnologia da Informação (ITI) avalia o nível de preparo dos países para usar as TICs em três dimensões: no ambiente regulatório, empresarial e de infra-estrutura; o preparo dos três principais grupos – indivíduos, empresas e governos – para usar e aproveitar as TICs; e a implementação real das últimas tecnologias de comunicação e informação disponíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.