APADi e Sebrae-SP lançam guia gratuito com passo a passo para abrir e-commerce

0
24

Guia e-Commerce

Está disponível na internet, para download gratuito, o Guia de e-Commerce APADi, lançado pela Associação Paulista das Agências Digitais (APADi) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP).

Criado para levar ao empreendedor um passo a passo didático de como abrir um negócio eletrônico de maneira profissional, o guia é fruto da experiência e do trabalho voluntário de agências digitais e especialistas que, segundo a APADi, já desenvolveram, juntos, mais de 400 lojas virtuais.

"Todos os processos essenciais para estabelecer um projeto profissional são abordados, desde o planejamento do projeto à gestão do conteúdo, passando por tipos de plataforma existentes no mercado, além de questões críticas de logística e efetiva entrega dos produtos/serviços", informa Cláudio Coelho, presidente da APADi, na introdução do documento.

O executivo destaca entre as principais barreiras para empresas online a deficiência de know-how tecnológico, a falta de conhecimento das especificidades do negócio eletrônico — que faz com que muitos e-commerces não passem do primeiro ano de vida – e assunções equivocadas que ainda prevalecem em meio ao público em geral.

"Por exemplo, a maioria das pessoas imagina que para um e-commerce funcionar bem basta o investimento em plataforma. Na prática, para um projeto de sucesso, o custo da plataforma deve ser de 15% a 20% do capital total, o restante deve ser investido nas outras áreas, principalmente em divulgação", ilustra o presidente.

Com 100 páginas, a publicação conta com prefácio de Flávio Dias, vice-presidente do Walmart e-commerce do Brasil, que descreve os desafios enfrentados pelo maior varejista do mundo ao decidir lançar-se no comércio virtual.

O conteúdo está dividido em oito capítulos dedicados aos temas planejamento, plataforma e tecnologia, integrações, comunicação visual, gestão de conteúdo, operações e logísticas, serviços financeiros e marketing digital.

O documento tem coordenação e direção de arte da FutureLab e ilustrações e infográficos da Agência Twist.

(Ilustração – Agência Twist)

Deixe seu comentário