Publicidade
Início Gestão Segurança Faturamento do mercado global de Biometria tem rápido crescimento

Faturamento do mercado global de Biometria tem rápido crescimento

0
Publicidade

Dados da Research & Markets indicam que as previsões do mercado global de biometria se anteciparam em três anos, devendo ultrapassar US$ 10 bilhões de faturamento já em 2014. Desse total, os Estados Unidos e Europa respondem juntos por 62% desse mercado, mas é relevante como países da América Latina vêm adotando essa tecnologia que oferece ganho de segurança sem impor grandes esforços aos usuários.

Ao contrário, a facilidade com que o público final está lidando com os sensores biométricos demonstra o potencial da tecnologia. Do ponto de vista do cliente, o uso do sensor biométrico é fácil e intuitivo. Do ponto de vista tecnológico, também houve grandes avanços. Se, no passado, as primeiras tentativas de se introduzir a biometria não foram tão bem-sucedidas, hoje a leitura da impressão digital pode ser feita sob quaisquer circunstâncias a partir de um sensor de imagem multiespectral.

“Qualquer dedo pode ser identificado: sujo, molhado, ressecado ou desgastado. O sistema de imagem multiespectral utiliza diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas para capturar tanto a imagem da superfície do dedo, como a parte interna, formada por vasos sanguíneos que reproduzem o mesmo padrão da pele. Isso aumenta a segurança e a comodidade para os usuários”, diz Juan Carlos Tejedor, diretor comercial da Lumidigm para a América Latina, empresa norte-americana que exporta sensores de impressão digital para várias partes do mundo.

No Brasil, alguns dos maiores bancos públicos e privados já contam com os sensores biométricos de imagem multiespectral nos caixas eletrônicos. “O Brasil está muito avançado em termos de tecnologia financeira e está rapidamente incorporando a biometria como forma aumentar a segurança impondo menos esforços aos clientes bancários – que não precisam mais decorar tantas senhas ou, pior ainda, carregar consigo papéis com essas anotações. O retorno por parte dos correntistas tem sido surpreendentemente bom. Hoje, a biometria é rápida, simples e funciona”, diz Tejedor.

Na opinião do executivo, no curto prazo a maioria dos clientes de bancos brasileiros estará usando a impressão digital para ter acesso à conta bancária no caixa eletrônico, em lugar da senha. “O número de caixas eletrônicos que contam com sensores biométricos representa algo em torno de 10%. Trata-se de um aumento expressivo, já que até poucos anos atrás apenas 2% ou 3% dispunham da tecnologia. Acreditamos na rápida adoção dessa tecnologia pela maioria dos bancos brasileiros, dado o crescente interesse que vêm demonstrando pela tecnologia de imagem multiespectral”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile