TIM conclui projeto para levar fibra óptica à região Norte em agosto

0

A TIM está investindo R$ 200 milhões para levar cabos de fibra óptica OPGW (Optical Ground Wire) para 27 cidades nos estados do Amazonas, Pará e Amapá. De acordo com o diretor de redes da TIM, Cícero Olivieri, o projeto será concluído em agosto, e tem objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de dados móveis na região e permitir a oferta de serviços 4G na cidade de Manaus, que será uma das sedes da Copa do Mundo 2014.

Serão instalados 1,8 mil quilômetros de fibra, acompanhando extensão da linha de transmissão de energia construída pela Isolux Infrastructure na região, que será entregue ainda no primeiro semestre de 2013.  O valor gasto pela TIM também financiará 560 quilômetros de cabos subterrâneos para interligar estações da linha de transmissão com as cidades. A concessão para uso da linha tem duração de 20 anos, e pode ser prorrogada por mais 20 anos. "Ele (investimento) se viabiliza por causa do retorno a longo prazo", disse Olivieri.

De acordo com a TIM, já existe acordo para compartilhamento da infraestrutura com Telebrás e Vivo. Em troca, a Vivo será responsável por parte do investimento no projeto realizado nas cidades da região Norte, enquanto a estatal cederá pares de fibras de mesma quilometragem em trechos no interior do Norte e Nordeste.

Preços competitivos

O valor total do investimento na construção de infraestrutura é de R$ 2,5 bilhões e a estimativa é que 7,5 milhões de pessoas terão acesso à comunicação mais rápida. Rogério Takayanagi, presidente da TIM Fiber, explicou que a fibra é uma maneira de fazer o serviço chegar em uma região muito servida por satélite. Para ele, a oferta terá implicações nos preços praticados para os serviços de telecomunicações na região. "Quando você viabiliza o acesso, você alinha os preços da região Norte com o resto do País", explica o executivo, dando alguns exemplos comparativos. Ele mencionou, por exemplo, que a Internet fixa mais cara do Brasil está no Macapá. "A TIM faz esse desenvolvimento não só para a TIM. Outros operadores vão oferecer conexão e a competição leva o preço para baixo", observa.

O canal Discovery Channel registrou os desafios enfrentados nas obras de implantação da fibra. O material foi usado na produção de um episódio especial da série Como se Resolve, que será exibido no dia 2 de abril à meia noite (de segunda para terça-feira).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.