Desafios do mercado brasileiro de software e serviços em 2014

0

O ano de 2014 promete ser um ano desafiador para os empresários brasileiros do setor de TI, com o carnaval fora de época, que neste ano caiu no mês de Março, a Copa do Mundo e as Eleições. O mercado também deve acompanhar atentamente a economia do país, que precisará provar sua força para manter as classificações de crédito ( ratings) do Brasil junto aos institutos internacionais e, principalmente, a credibilidade junto aos investidores que têm ficado céticos com relação ao desempenho econômico do país por conta das últimas ações do governo e o aumento das manifestações populares. 

Um mercado doméstico de mais de US$ 25 bilhões, o setor de Software e Serviços Brasileiro está em franco crescimento, mas ainda atua com desafios que impedem sua capacidade de desenvolvimento e competição plenos. Como se todos os pontos acima não bastassem, ainda convivemos com uma extensa burocracia no país; carga tributária elevada e complexa; falta de mão de obra e capacitação que nos jogam entre os países de menor índice de competitividade do mundo. De acordo com o 12º Relatório Global de Tecnologia da Informação, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil está em 60º lugar no ranking de competitividade no setor de TI, que avalia a influência e impactos da TIC para o desenvolvimento de 144 países. 

A inovação é um ponto estratégico para o mercado de TI que deve ser tratado com maior afinco entre os empresários. Sem inovação não conseguiremos ter produtos atrativos que gerem interesse para o mercado internacional, e neste quesito o Brasil também não tem sido eficiente. O país ocupa o 64º lugar no Índice Global de Inovação, numa lista com 142 países, segundo estudo da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) com a Universidade de Comell (EUA) e a escola de administração francesa Insead. Para apoiar o setor e ajudar a mudar esse cenário, a ABES criou, em 2013, uma diretoria de Inovação e Fomento, que está incentivando parcerias e benefícios para oferecer recursos de incentivo para o crescimento e desenvolvimento da tecnologia no país.  

Do ponto de vista legislativo, a ABES trabalha junto a parlamentares do governo para garantir que os Projetos de Lei em discussão no Congresso estejam alinhados com os interesses do setor, como o Marco Civil da Internet, a legislação sobre o ISS (Imposto sobre Serviços) e o esclarecimento sobre a importância da liberdade de escolha da plataforma de software nas licitações públicas. A entidade também está participando ativamente das discussões junto ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) sobre a evolução do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologias da Informação (TI Maior) e seus desdobramentos e resultados. 

Apesar de todos esses desafios que o mercado de Software e Serviços nacional apresenta, o Brasil ainda é um dos poucos países com grande potencial de crescimento, que vive atualmente os efeitos do " bônus demográfico", com a maior parte de sua população economicamente ativa e um aumento extraordinário de consumo, fruto da ascensão social para as classes média e alta, que estima-se deva saltar de 153 milhões de consumidores em 2013, para 196 milhões até 2023. 

O setor de TI em especial se beneficia diretamente desse enorme potencial da economia brasileira e tem demonstrado isto com seu crescimento de dois dígitos em todos os anos durante a última década, desde que lançamos o primeiro Estudo Anual sobre o Mercado Brasileiro de Software e Serviços, em 2004. A tendência é que este crescimento do setor continue sendo muito superior ao aumento do PIB do Brasil e caberá aos empresários do setor aproveitar esta oportunidade.

Jorge Sukarie, presidente da ABES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.