Payzen disponibiliza gateway de pagamento que evita prejuízo em caso de "charge back"

0

Segundo dados das empresas especializadas no setor de pagamentos, o índice de tentativas de compras irregulares no Brasil equivale a 2% das transações online, o que pode representar um prejuízo anual de R$ 600 milhões.

Geralmente, é o estabelecimento quem arca com o prejuízo do chamado "charge back", que é o estorno do pagamento de uma compra realizada por meio de um cartão de crédito clonado ou outro meio irregular.

Para tentar eliminar esse problema ao lojista, a Lyra Networks está oferecendo o gateway de pagamentos PayZen, que utiliza o processo de autenticação 3D Secure.

A solução 3D Secure é um padrão de autenticação adotado pela VISA e pela Mastercard, que torna a transação online mais segura, pois direciona o portador do cartão ao site de seu banco emissor onde é realizada sua autenticação. Este processo é simples e muitas vezes igual à autenticação utilizada pelo banco para acesso dos correntistas às soluções de internet Banking.

Uma vez que o comprador é autenticado com sucesso pelo banco emissor de seu cartão, o risco da operação passa a ser do banco e não mais do lojista.

Como funciona

Durante o processo de compra em uma loja online que aderiu ao programa 3D Secure, ao digitar os dados do cartão, o comprador é direcionado ao site de seu banco onde será autenticado através de uma resposta a perguntas previamente cadastradas, ou de um token físico ou um código encaminhado por SMS, por exemplo. Feita a autenticação do comprador, as demais etapas da compra seguirão seu fluxo normal até a finalização do pedido. Esta etapa de autenticação evitará que a loja seja surpreendida por um "Charge Back" em função do uso de um cartão clonado, ou seja, o risco passa a ser do banco emissor do cartão.

Embora essa operação adicione uma etapa ao fluxo transacional, ela agrega vantagem em toda a cadeia do negócio. O banco, que assumirá o risco da transação, terá a oportunidade de autenticar o comprador antes que a transação seja autorizada, a loja terá a certeza de que receberá pela venda realizada, o comprador terá a garantia de estar fornecendo os dados de seu cartão a um ambiente seguro e, por fim, o adquirente poderá expandir seus negócios em mercados onde não atuava pelo risco inerente do "charge back".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.