HP pode fechar venda de controle da H3C Technologies para fundo do governo chinês

0

A HP está em fase adiantada de negociações para vender sua participação na joint venture chinesa H3C Technologies, especializada no desenvolvimento e venda de equipamentos e software de rede. Na manhã desta quinta-feira, 26, a versão online do The Wall Street Journal, citando pessoas familiarizadas com o assunto, informou que o Tsinghua UniGroup, fundo de private equity ligado ao governo chinês, controlado pela Universidade de Tsinghua, deve assumir o controle da companhia. A HP anunciou a intenção de vender sua participação em outubro do ano passado.

As fontes disseram ao jornal americano que o Tsinghua UniGroup emergiu como o principal candidato a adquirir os 51% de participação que a HP detém na H3C. No entanto, um acordo entre as duas partes ainda pode levar algumas semanas para ser fechado.

Mas o Tsinghua UniGroup não é o único intressado em comprar a empresa. Outro concorrente de peso é a companhia de investimentos em tecnologia China Huaxin. O CDH Investments Fund Management Co. e o braço de investimentos do ICBC International Holdings RT Capital também estariam interessados na compra. A H3C está avaliada em cerca de US$ 5 bilhões.

A preferência da HP é vender o controle do negócio para investidores chineses para facilitar a transação, diante da resistência de Pequim de que grupos estrangeiros detenham o controle de companhias nacionais.

Assim como outras empresas de tecnologia dos Estados Unidos, a HP está sob pressão na China após revelações de que o governo americano coleta dados e outras informações internamente e no exterior, em alguns casos utilizando infraestruturas pertencentes a essas empresas.

A H3C é uma das principais fornecedoras de equipamentos de redes corporativas na China, com 5 mil funcionários em todo o mundo. A empresa foi adquirida pela HP em 2010, como parte de um acordo para comprar a fabricante de dispositivos de rede 3Com Corp. Anteriormente a H3C era controlada pela 3Com e a fabricante chinesa Huawei Technologies, que vendeu sua participação na empresa no início de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.