Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Relatório SonicWall de mostra crescimento de 217% de ameaças no mercado...

Relatório SonicWall de mostra crescimento de 217% de ameaças no mercado de dispositivos IoT

0
Publicidade

A SonicWall anunciou nesta terça-feira, 26, a edição 2019 do Relatório de Ameaças Cibernéticas. O documento mostra os resultados da inteligência sobre ameaças obtida de mais 1 milhão de sensores SonicWall em todo o mundo. Os dados sobre ameaças coletados ao longo de 2018 foram analisados pelo SonicWall Capture Labs, uma equipe de elite de pesquisadores de ameaças. O relatório mostra o crescimento do volume de ciberataques e o surgimento de novas táticas de ameaças.

“Em sua busca incessante e ilegal de dados, informações valiosas e propriedade intelectual, os cibercriminosos não dão trégua a ninguém”, explica Bill Conner, Presidente e CEO da SonicWall. “Daí a importância de sermos incansáveis nessa corrida armamentista cibernética. Quando compartilhamos informações sobre ameaças com nossos clientes e parceiros, oferecemos uma vantagem tática. É fundamental munir de inteligência quem está na linha de frente dessa batalha, promovendo a conscientização global sobre o panorama de ameaças. Nossa meta é continuar viabilizando o diálogo com o mercado sobre as ameaças cibernéticas mais efetivas e atuais”.

No rastro de vulnerabilidades como Spoiler, PortSmash, Foreshadow, Meltdown e Spectre – todos podem levar a ataques side-channel –, os pesquisadores da SonicWall consideram as vulnerabilidades de processador uma preocupação de segurança cada vez maior. Essas ameaças afetam tanto as tecnologias de software quanto de hardware e suas consequências podem ser sem precedentes. A tecnologia da SonicWall Real-Time Deep Memory Inspection (RTDMI) identificou, em 2019, 74.290 ataques nunca vistos antes. Essas variantes eram tão recentes, únicas e complexas que não tinham uma assinatura no momento de sua descoberta e incluíam a detecção de vários ataques side-channel.  

Ao mesmo tempo que o nível de sofisticação das defesas de rede aumenta, cresce também o anonimato dos ataques. É comum encontrar ataques que têm como alvo portas não padrão; isso garante que as cargas de transmissão de dados sejam ocultadas no momento da entrega. Com base em uma amostra de mais de 700 milhões de ataques de malware, a pesquisa da SonicWall revelou que 19,2% dos ataques de malware utilizaram portas não padrão, o que configura um aumento anual de 8,7%.

“A preocupação com segurança e privacidade está mais forte do que nunca. O setor de ICT Security e o governo devem trabalhar juntos para criar um ambiente mais seguro, reduzir riscos e promover a confiança do cidadão no governo e a confiança do consumidor nas empresas”, explica Michael Chertoff, Presidente Executivo e Cofundador do The Chertoff Group e Ex-secretário da Secretary of Homeland Security dos Estados Unidos. “O relatório da SonicWall faz uma análise crítica da evolução dos métodos e táticas de ameaça dos criminosos digitais. As organizações dependem cada vez mais de métricas para compreender e prever riscos. Essa inteligência ajudará as empresas e governos a tomar decisões conscientes sobre o investimento em segurança”.

Os arquivos do Office e PDFs têm sido uma ferramenta operacional para organizações de todos os tamanhos e em todos os setores. Agora, os cibercriminosos estão utilizando esses arquivos confiáveis para driblar firewalls tradicionais e sandbox monomotor. Seu objetivo é disseminar malware. Em 2018, o serviço de sandbox multimotor da SonicWall descobriu ameaças em mais de 47.000 PDFs e em quase 51.000 arquivos do Office.

Isso é um grande problema porque a maioria dos controles de segurança não consegue identificar e mitigar o malware oculto nos arquivos.

O relatório anual é fruto do trabalho dos pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs. Esses profissionais analisaram dados de mais de 200.000 eventos mal-intencionados e amostras diárias de malware para comparar e documentar a atividade criminosa on-line:

10,52 bilhões de ataques de malware foram bloqueados em 2018; esse é o número mais alto já registrado pela SonicWall

Aumento de 217,5% nos ataques sobre dispositivos IoT em 2018

Mais de 2,8 milhões de ataques de malware criptografados foram bloqueados em 2018, totalizando um aumento ano a ano de 27% desde 2017

Aumento ano a ano de 11% nos ataques de ransomware

Aumento de 56% nos ataques de aplicações da Web

3,9 trilhões de tentativas de invasão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile