Inteligência Artificial: como a TI pode fazer mais com menos

0

Os clientes estão sempre me dizendo que precisam responder à demanda de "fazer mais com menos". As histórias são parecidas. As equipes de TI são pequenas e os orçamentos são limitados, enquanto o trabalho duro de manter a rede em funcionamento é mais complicado do que se imagina. Operar é apenas uma das responsabilidades desses profissionais. Há, também, uma lista crescente de solicitações para o lançamento de novos aplicativos e serviços, que sobrecarregam até os administradores mais experientes.

E se uma grande parte das operações diárias fosse automatizada? E se o aprendizado de máquina baseado em IA (Inteligência Artificial) estivesse em toda parte da rede para ajudar a TI a se concentrar em projetos mais complexos?

A IA é capaz de lidar com muitos problemas de rede que inundam as centrais de atendimento diariamente. Pense nos chamados por falta de conectividade do cliente e baixo desempenho da rede que simplesmente desapareceriam. Esses problemas geralmente começam com fundamentos fracos de RF (rádio frequência) e desviam esforços que poderiam ser melhor investidos em outras áreas.

Após o início das chamadas, resolver uma demanda de RF pode exigir visitas a lugares remotos, análise do espectro, esforços para reproduzir o problema e tempo no telefone com o suporte técnico de um fornecedor. Além da RF, a TI lida com aqueles curiosos problemas intermitentes que podem ser especialmente difíceis e demorados de solucionar.

Não seria ótimo se a sua rede pudesse dizer o que há de errado quando essas situações acontecem e recomendar como corrigi-las? Redes que incluem IA e automação podem fazer exatamente isso.

Usando a IA para resolver problemas

As ferramentas inteligentes de automação foram projetadas especificamente para equipes de TI que precisam de resoluções rápidas e proativas para seus usuários finais, e estão amadurecendo rapidamente. De fato, AIOps (inteligência artificial para operações de TI) é uma abordagem emergente em nosso setor.

A IA pode fornecer informações, aprimoramentos e recomendações de configuração em áreas que incluem:

• Conectividade – todas as etapas, incluindo associação, autenticação, DHCP e DNS

• Largura de banda e taxa de transferência – canais e faixas de rádio ideais (2,4 e 5 GHz)

• Desempenho de Wi-Fi – localização e densidade do AP (ponto de acesso), utilização do tempo de antena

• Desempenho do AP – transmissão de energia, mudanças frequentes de canal, economia de energia

• Capacidade de resposta do aplicativo – aplicativos internos e SaaS hospedados na nuvem

• Métricas – tempo de conectividade, taxa de transferência, latência, jitter, pontuação MOS, perda de pacotes, RSSI.

Vejamos o que aconteceria em alguns dos problemas recorrentes:

"Não consigo me conectar à rede" – A IA pode executar algoritmos diferentes e criar visualizações do painel que permitem aos administradores de TI ver o status da conexão para todos os clientes em tempo real. Necessidades como pontuação geral, integridade de cada estágio da jornada de conectividade e insights sobre causas são facilmente compreendidas. Os administradores de TI podem até mesmo acessar detalhes sobre problemas que afetam clientes específicos.

"A rede está lenta" – Uma rede com baixo desempenho significa que os usuários são menos produtivos. A IA pode identificar imediatamente a origem da lentidão e recomendar ações corretivas para o administrador.

"Estamos na sala de reuniões X e as conexões Wi-Fi continuam caindo" – Os pontos de acesso geralmente são a causa do problema quando os usuários têm dificuldades em um local específico. A IA e a automação fornecem à equipe de TI a causa e a recomendação para que eliminem as suposições e passem rapidamente para o modo de solução de problemas.

A IA aprimora continuamente seu entendimento de desempenho bom, aceitável e ruim para redes de todos os tipos, tamanhos, topologias e padrões de tráfego. Esse aprendizado contínuo é moldado a partir das ações recomendadas que os administradores de rede podem seguir para corrigir problemas e otimizar as experiências sem perder muito tempo.

Ou seja, com uma plataforma de IA, a TI pode fazer mais com menos.

Cherie Martin, gerente sênior de Soluções de Marketing da Aruba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.