Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Executivas falam do enfrentamento da pandemia e o papel das mulheres na...

Executivas falam do enfrentamento da pandemia e o papel das mulheres na TI

0
Publicidade

O Painel “Um Olhar Feminino sobre os Impactos da Pandemia e o Futuro”, promovido pela Capgemini e o grupo Women@Capgemini e concebido como parte das comemorações do mês da Mulher, marcou não apenas o encontro das líderes das empresas Microsoft, SAP,e ServiceNow e Salesforce, mas também para apontar o caminho futuro da presença das mulheres no segmento de TI e no mercado de trabalho como um todo.

Diversidade, inspiração, equidade, resiliência, aliança e empatia, foram algumas das palavras utilizas pelas líderes Tânia Cosentino, presidente da Microsoft; Adriana Aroulho, country manager da SAP; Katia Ortiz, country manager da ServiceNow; e Karina Lima, VP Regional de Vendas da Salesforce; no debate que teve como moderadora Juliana Almeida, VP de Cloud e Infraestrutura da Capgemini.

Antes do painel, Janine Carvalho, VP da Capgemini e líder do grupo Women@Capgemini, falou sobre os objetivos do grupo para “aumentar a participação das mulheres na Capgemini e no segmento de TI e auxiliarmos na preparação das mulheres para que elas consigam chegar até cargos de gestão…somos quase 34% dos colaboradores da Capgemini Brasil neste momento. Um percentual muito superior aos 20% do mercado de TI”, completou.

No início da conversa, todas as executivas falaram sobre o enfrentamento da pandemia. E, mesmo com alguns detalhes específicos da atuação de suas empresas, em comum está a preocupação com as pessoas, sua segurança e bem-estar, para enfrentar o confinamento. “Com a pandemia aceleramos a transformação cultural nos clientes, de abraçar o digital, mas sem dúvida o componente humano é insubstituível”, apontou Adriana, da SAP.

A chamada “gestão da incerteza”, como uma delas se referiu aos 12 meses de home-office, foi o pano de fundo (inevitável) da conversa. “Vamos precisar conviver com isso (a incerteza), mas entendemos o desafio de seguir e nos reconectar com os clientes, ampliar seus contatos digitais, agregar valor e apoiar os nossos colaboradores. A tecnologia é uma plataforma de mudanças”, ponderou Karina, da Salesforce.

Provocada sobre o impacto provocado pela pandemia e o reflexo na participação feminina no mercado de TI, Tania, da Microsoft, afirmou: “mesmo com a TI mais atrativa para as mulheres hoje, existe ainda uma diferença entre desejo e realidade quando falamos da participação das mulheres. Ainda somos apenas 17% dos formandos em cursos de exatas. Temos que atrair mais mulheres para o segmento de TI. Criamos uma iniciativa de capacitação que estamos trabalhando com o Ministério da Tecnologia para alcançar 100 mil mulheres, mas temos que abrir espaço no mercado para todas as diversidades, incluindo raças, LGBTQIA+ e pessoas com necessidades especiais. A diversidade é que vai ajudar na retomada da economia”.

Corroborando com a proposta de inclusão, Katia, da ServiceNow, ressaltou o importante papel das mulheres na sociedade e alertou sobre a “necessidade de mostrar exemplos relevantes de executivas, bem como mentorizar jovens – inclusive contando com os homens como mentores – e mostrar como a carreira em TI é um caminho importante. As mulheres precisam enxergar isto”. Na ServiceNow, aliás, o número de mulheres (32%) é bem semelhante ao da Capgemini.

Adriana falou de uma meta mais ousada: chegar aos 50% – hoje as mulheres são 37% na SAP – e alertou. “As mulheres foram 70% das contratações neste último ano, porém não basta contratar, temos que incluir e envolver, e a equidade salarial é fundamental. Assim como a Capgemeni, também temos o EDGE – certificação de equidade. E precisamos trazer os homens para o “HeForShe” (campanha de igualdade de gênero) e influenciar clientes e parceiros para expandir nosso programa de equidade”.

Ao final, todas concordaram que é preciso que as empresas de TI e os brasileiros como um todo busquem alianças, tanto internamente nas empresas, como entre grupos, e homens e mulheres. E para isto a inclusão e a diversidade são primordiais, bem como uma característica do ser humano que é por essência feminina: a empatia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile