Parceria entre Centro Paula Souza e startup visa acelerar formação de alunos das Etecs e Fatecs em TI

0

O Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo que administra 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, anunciou uma parceria não onerosa com a Digital Innovation One – plataforma de open education em TI da América Latina . Nessa iniciativa, alunos e professores terão acesso exclusivo à plataforma online educacional para complementar seu aprendizado, além de mentorias com especialistas do mercado e conexão com oportunidades de trabalho em grandes empresas.

Através do seu programa DIO for Education, a Digital Innovation One está levando toda experiência do mercado às unidades de ensino da instituição para cocriar junto com especialistas de instituições de ensino o futuro da educação e aprendizagem contínua em desenvolvimento de software, gerando ainda mais oportunidades para professores e alunos de todo o Brasil. Com mais de 300 mil alunos, o Centro Paula Souza reforça ainda mais a parceria da startup com o Governo de São Paulo. A empresa também mantém ações com os governos de Minas Gerais e Maranhão, onde milhares de alunos já estudam na plataforma online, se conectando com oportunidades em grandes empresas.

O lançamento da parceria aconteceu em uma live que contou com as participações de representantes do Centro Paula Souza e da Digital Innovation One. A vice-diretora-superintendente da instituição, Emilena Lorenzon Bianco, explicou que a parceria foi possível após a startup ter respondido a dois editais abertos no ano passado, com objetivo de conseguir produtos capazes de complementar a qualificação dos alunos das Etecs e Fatecs.

"A nossa missão é a formação profissional que gera emprego. Pela parceria com a Digital Innovation One ampliaremos a oportunidade de atualização de conteúdos e formação dentro daquilo que as empresas de tecnologia da informação e comunicação necessitam para contratar um funcionário. Faz parte de uma estratégia importante do Centro Paula Souza para criar mais oportunidades para alunos e professores", complementa Emilena.

Com currículo criado em conjunto com grandes empresas, a Digital Innovation One possui uma metodologia de ensino personalizada e proprietária. No total, a startup contém mais de 2 mil experiências educacionais e uma comunidade com 357 mil pessoas aprendendo e praticando desenvolvimento de software em sua plataforma online. Entre suas parceiras estão grandes consultorias globais de tecnologia como Avanade, everis, GFT e Impulso, empresas e organizações em crescimento exponencial como Banco Inter, Banco Carrefour, Carrefour, Localiza e MRV, Órbi e SEPROSP.

 

Para Iglá Generoso, fundador e CEO da Digital Innovation One, criar um ambiente educacional colaborativo com ferramentas escaláveis de aprendizagem e grande sinergia entre empresas, instituições de ensino, professores e alunos é essencial para fechar as lacunas do conhecimento requerido pelo mercado, ampliar a formação de talentos e gerar mais oportunidades de trabalho.

"A competição global entre as empresas têm exigido melhores soluções que consequentemente requer rápida evolução e adoção das tecnologias, criando um grande desafio para os modelos de ensino. Com a DIO for Education, geramos um ambiente para empoderar professores e potencializar alunos para acelerar a sua conexão com o mercado de trabalho", afirma.

Acesso a novos conhecimentos

Os alunos do Centro Paula Souza poderão escolher as tecnologias que desejam complementar o conhecimento prático através de desafios de codificação e criação de projetos para compor o seu currículo em um ambiente totalmente colaborativo. Já os professores terão acesso a uma grande quantidade de recursos digitais entre cursos e projetos práticos para utilizar em sala de aula como material de apoio ou até para ficarem atualizados com a evolução das linguagens de programação.

Ao final de cada jornada, alunos e professores recebem um certificado de conclusão. Os melhores alunos entram no radar da equipe de recrutamento e seleção de grandes empresas parceiras e podem receber ofertas de emprego.

Professor na Fatec Baixada Santista, de Santos (SP), Gerson Prando utiliza a plataforma da Digital Innovation One há mais de um ano e aplica em sala de aula os conhecimentos desenvolvidos. Devido a sua iniciativa, vários de seus alunos foram contratados através da plataforma. "Quando nossos estudantes têm a oportunidade de aprender toda a base de desenvolvimento de software na graduação e complementar o conhecimento através dos bootcamps da DIO, eles ficam mais próximos do mercado com chances de contratação ao final. É um processo colaborativo de formação realmente transformador."

Fundadores formados pela Fatec Taquaritinga

Formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec Taquaritinga, localizada na Região Central do Estado de São Paulo, os fundadores da Digital Innovation One, Iglá Generoso, Gustavo Pereira e Pablo Zaniolo têm em comum o carinho pela instituição. Os três destacam a importância do trabalho educacional realizado pelo Centro Paula Souza para transformar a realidade socioeconômica de milhares de alunos.

"Estudei na Etec e Fatec, educação de qualidade que ajudou a construir a minha carreira em tecnologia, gerando oportunidades para transformar a minha vida, principalmente dando condições para eu melhorar a situação socioeconômica da minha família. Com a nossa parceria, queremos retribuir, compartilhar oportunidades e potencializar o talento de milhares de alunos e professores do Centro Paula Souza", comemora Gustavo Pereira, fundador e CTO da Digital Innovation One.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.