O mercado brasileiro de software de business intelligence (BI) superou as estimativas de analistas em 2010. Projeção da IDC era que o setor movimentaria US$ 289 milhões no ano, mas a consultoria reviu para cima a estimativa e os números finais, que ainda estão sendo fechados, apontam para um cenário mais otimista.
"É muito provável que este montante tenha ultrapassado a casa dos US$ 300 milhões", revela o analista do mercado de software da IDC Brasil, Samuel Carvalho. Segundo ele, o crescimento foi maior do que a expectativa da consultoria, que era de cerca de 16%, e se aproximou da casa dos 20%.
A IDC avalia que o mercado brasileiro de software de BI deve registrar crescimento médio anual de 15% a 20% até 2015. Dessa forma, neste ano a indústria do setor pode faturar até US$ 360 milhões.
Um dos impulsionadores do mercado é a maior adesão de pequenas e médias empresas por soluções de BI, segundo a consultoria. Atualmente, 56% dos gastos com BI no Brasil são feitos por grandes empresas, mas os investimentos dos negócios de pequeno e médio porte, que respondem por 44% das inversões, vêm crescendo de forma mais acelerada. "Os investimentos das PMEs em BI devem superar em valor os das grandes empresas no curto a médio prazo", frisa o analista.
Quando se inclui o segmento de software de data warehouse, cujas vendas movimwentaram em torno de US$ 190 milhões no Brasil no ano passado, o mercado de software de business analytics – soma de BI e data wharehouse – contabilzou US$ 490 milhões. A cifra corresponde a cerca de um terço do mercado total de business analytics no país – que, além de software, inclui hardware e serviços –, que movimentou US$ 1,4 bilhão em 2010, ou, levando em conta a cotação do dólar do ano passado, R$ 2,5 bilhões. Este mercado cresceu entre 10% e 15% no ano passado, taxa que tende a se manter nos próximos anos.
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