Prodest cria site que contém explicações sobre certificação digital

0

O contribuinte certamente já ouviu falar que para cumprir determinadas exigências precisa de certificação digital padrão ICP-Brasil. O uso desse instrumento está aumentando com o processo de digitalização e portabilidade dos serviços públicos na internet.
Mas afinal, o que é preciso fazer para obter um certificado digital? A resposta pode ser encontrada em um site criado pelo Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo).
Com uma linguagem simples, o site mostra como proceder para obter um certificado digital. Traz, também, informações sobre o e-CPF, que identifica o contribuinte na internet, e sobre o e-CNPJ, responsável por identificar eletronicamente uma empresa.
Ao acessar o endereço eletrônico (www.certificacaodigital.es.gov.br), o contribuinte fica sabendo que e-CPF permite a assinatura de contratos de forma eletrônica, fazer a declaração do Imposto de Renda, recuperar informações sobre o histórico de declarações de anos anteriores, gerar procurações eletrônicas e até acompanhar processos tributários eletronicamente.
Já com o e-CNPJ uma empresa pode emitir certidões e notas fiscais eletrônicas, consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal, verificar a autenticidade das informações divulgadas na versão online do Diário Oficial, assinar documentos eletrônicos com validade jurídica etc.
Na página, há informações também sobre o certificado de servidor, que garante que as informações enviadas por meio do site da organização trafeguem de forma segura até o servidor da empresa.
O processo de aquisição do certificado é bem detalhado no site: o usuário recebe informações sobre como fazer a solicitação eletrônica e faz o agendamento para a entrega pessoal dos documentos no posto de atendimento do Prodest, em Vitória.
Como tem autorização da Receita Federal e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para emitir os certificados, o Prodest está apto a atuar como Autoridade Certificadora (AC) junto à Receita Federal e como Autoridade de Registro (AR) junto à Serasa Experian, que deu suporte ao instituto em todo esse processo.
O papel da AC é emitir, distribuir, renovar e revogar certificados digitais em atendimento aos padrões estabelecidos pela ICP-Brasil.
Já a AR, que faz a interface entre o usuário e a AC, recebe, valida, encaminha as solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais às autoridades certificadoras e identifica os clientes de forma presencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.