Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Sistema BRS 4.0, lançado pela Unisys, aperfeiçoa controle de bagagens

Sistema BRS 4.0, lançado pela Unisys, aperfeiçoa controle de bagagens

0
Publicidade

A Unisys apresenta a versão 4.0 do BRS (sigla em inglês de Sistema de Reconciliação de Bagagem), está disponível como um serviço gerenciado para companhias aéreas, aeroportos e autoridades responsáveis pela segurança das bagagens de usuários de transporte aéreo.

Segundo a companhia, o sistema aumenta o controle de bagagens, cujo extravio representa um prejuízo de US$ 2,5 bilhões por ano, segundo estimativas das companhias aéreas.

O BRS 4.0 vincula os passageiros às suas bagagens, fazendo o rastreamento enquanto elas percorrem o sistema. Dessa forma, ajuda as companhias aéreas a cumprirem os requisitos de segurança do setor, que proíbem, por exemplo, que as bagagens viajem desacompanhadas de seus donos.

Quando os passageiros fazem o check-in, cada mala recebe um código de barras, que é lido e associado ao registro do bilhete antes do embarque na aeronave.

Como a companhia aérea tem um registro da ordem de embarque das bagagens, as malas podem ser rapidamente identificadas e recuperadas, caso o passageiro não consiga embarcar por algum motivo.

“O BRS orienta operadores terrestres a processar rapidamente as bagagens embarcadas, fornecendo melhor serviço ao cliente e auxiliando companhias aéreas e aeroportos a utilizar seus recursos com mais eficiência”, explica Olivier Houri, presidente e gerente geral de transportes globais da Unisys.

A nova versão do BRS da Unisys inclui um aplicativo móvel, disponível para as plataformas Android e iOS, que emite alertas ao smartphone ou tablet dos passageiros sobre quando as bagagens foram carregadas na esteira.

Quando a solução é integrada ao FIDS (sigla em inglês de sistema de exibição de informações de voos do aeroporto), o aplicativo também informa quando e em qual esteira a bagagem estará disponível para retirada.

Segundo a Unisys, a versão 4.0 do BRS fornece uma visão abrangente de todos os voos e bagagens que estão chegando ao aeroporto por cada companhia aérea.

As ferramentas de análise da solução oferecem aos operadores terrestres informações sobre estatísticas da equipe de pessoal, picos de demanda e número de malas a serem embarcadas e desembarcadas para ajudar a programar a quantidade adequada de pessoas para processar as bagagens.

As informações são atualizadas em tempo real enquanto as malas são retiradas da aeronave, permitindo ao aeroporto de destino identificar quais devem permanecer a bordo, quando se destinam a outro ponto, e a processar mais rapidamente qualquer mala perdida para que possa ser devolvida ao respectivo passageiro.

Usando um mecanismo avançado baseado em regras, a solução da Unisys registra o andamento do manuseio de bagagens e exibe indicadores codificados por cores que mostram o desempenho em relação aos níveis de serviço estabelecidos. Normalmente, esses indicadores controlam o tempo percorrido entre a primeira e a última mala embarcada em um avião. 

Outra forma de controle é por classe de assento, em que as bagagens pertencentes a passageiros da primeira classe ou da classe executiva devem ser processadas dentro de um prazo específico.

As informações em tempo real permitem ações proativas e preventivas, caso uma equipe extra de pessoal seja necessária para concluir o embarque dentro do tempo previsto.

Como os dados podem ser acessados via tablets, a equipe de operadores terrestres pode tomar decisões de forma rápida e assertiva. 

As informações de manuseio de bagagens também podem ser analisadas após o voo, para determinar se é necessário fazer alterações na forma como a bagagem é despachada na área de embarque, a fim de identificar períodos de pico.

Assim as trocas de turno e os intervalos podem ser programados em horários adequados e fica mais simples avaliar o desempenho individual da equipe de operadores em relação a indicadores-chave de desempenho nas respectivas funções.

A Unisys informa que o sistema BRS foi adotado em mais de 95% dos voos internacionais da Austrália. No total, são 17 aeroportos e 38 companhias aéreas na região da Ásia Pacífico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile