Smartphones superam pela primeira celulares comuns

0

O mercado mundial de telefones celulares registrou crescimento de 4% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a IDC. No total, foram embarcados 418,6 milhões de aparelhos entre janeiro e março, contra 402,4 milhões de unidades em igual período do ano passado. No segmento de smartphones, a IDC diz que foram distribuídos 216,2 milhões de aparelhos no primeiro trimestre, o que representa mais da metade (51,6%) das remessas de celulares. No primeiro trimestre de 2012, os smartphones responderam por 38% do total, com 152,7 milhões de unidades. Esta é a primeira vez que os smartphones ultrapassaram os celulares comuns, chamados de "feature phones".

O relatório mostra que a Samsung manteve a liderança no mercado de smartphones em todo o mundo. Entre janeiro e março, a fabricante coreana vendeu mais smartphones do que Apple, LG, Huawei e ZTE juntas. A Samsung comercializou 70,7 milhões de celulares, enquanto a Apple vendeu 37,4 milhões de unidades e a Huawei e a ZTE, 9,9 milhões e 9,1 milhões, respectivamente. A Samsung registrou 32,2% de participação de mercado, percentual bastante confortável em relação à Apple, que ficou 17,3% de market share. A Huawei obetev uma fatia de 4,6% e a ZTE, 4,2%.

O volume de remessas da Apple cresceu graças ao iPhone 5, com alta anual de 6,6%. Apesar disso, sua participação nesse segmento caiu de 23% para 17,3% no intervalo de um ano. A IDC alerta que a última vez que a fabricante do iPhone apresentou uma taxa de crescimento anual de apenas um dígito foi no terceiro trimestre de 2009. Já a LG tem motivos para comemorar, pois voltou ao ranking dos cinco maiores fabricantes de smartphones, após dois trimestres afastada. Para o IDC, o crescimento da LG foi impulsionado, em grande parte, por seu portfolio de smartphones 3G, ou seja, a linha L e o Nexus 4. Dispositivos com LTE habilitados, incluindo a linha Optimus G, também contribuíram para o bom resultado. LG espera continuar sua trajetória ascendente, com o lançamento da linha F, mantendo a estratégia de alcançar os consumidores que compram smartphones de entrada.

A IDC aponta para a melhora da Huawei, que quase dobrou seus embarques para mercados fora da Ásia e do Pacífico, em que tem mais força. A ZTE continua com uma forte presença nessa região e na América do Norte, mas tem atuação tímida na América Latina. Com a meta de aumentar a receita do smartphone em 30% este ano, a ZTE vai tentar crescer na América do Norte e Europa. Na China, a fabricante deve apostar em seus produtos de maior preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.