Publicidade

    Brasil segue como terceiro maior mercado de apps do mundo

    0
    Publicidade

    O Brasil manteve a terceira posição no ranking dos maiores mercados em downloads de apps no mundo durante o primeiro trimestre deste ano, informa relatório elaborado pela App Annie com base em dados coletados das duas principais lojas: App Store e Google Play. O primeiro lugar segue com os EUA e o segundo, com a China. Completam o ranking da quarta à décima posições: Índia, Rússia, México, Turquia, Indonésia, Japão e Coreia do Sul. Cabe ressaltar que se fossem levados em conta os números das lojas independentes de apps Android existentes na China o país asiático com certeza ocuparia a primeira posição.

    Enquanto mercados emergentes predominam no ranking de downloads, os países mais maduros são aqueles que geram mais receita. No ranking de faturamento com apps, Estados Unidos e Japão ocupam a primeira e a segunda posições, respectivamente. Da terceira à décima colocação, a ordem é a seguinte: China, Coreia do Sul, Reino Unido, Taiwan, Alemanha, Austrália, França e Canadá.

    No primeiro trimestre deste ano, o volume de downloads na Google Play representou o dobro daquele verificado na App Store. Por outro lado, a receita na loja da Apple no mesmo período foi 90% maior que aquela na concorrente.

    Argentina, Vietnã e Egito: as novas joias

    Os novos emergentes no mundo dos apps no primeiro trimestre deste ano foram Argentina, Vietnã e Egito, segundo a App Annie. O Vietnã foi o mercado que registrou o maior crescimento em downloads no Google Play em um ano: aumento de 70%. Seu desempenho foi puxado principalmente pelos downloads de games locais. Argentina e Egito registraram ambos um crescimento de 40% em instalações de apps no mesmo intervalo de tempo. App Annie prevê que em 2016 haverá um crescimento de 33% no volume total de apps baixados no mundo, alcançando 147,3 bilhões.

    Outro destaque do período entre janeiro e março foi a China, especialmente na App Store. O mercado chinês roubou do Japão a segunda posição em receita na loja da Apple, após registrar um aumento de 120% em 12 meses. O desempenho foi puxado pelo mercado de games, por conta de vendas in-app. O relatório cita os seguintes títulos como os de maior sucesso na China em receita em iOS: Fantasy Westward Journey, Westward Journey Online, Hero Moba e The Legend of Mir 2.

    Modelo de assinatura

    Houve um crescimento de 130% na receita com assinatura de serviços de entretenimento dentro da App Store entre o primeiro trimestre de 2015 e o mesmo período deste ano. Na Google Play, o aumento foi de 70%. Apps de streaming de filmes e séries, como Netflix, foram os responsáveis por esse crescimento, puxado pelos mercados dos EUA e da China. Nos EUA, merecem destaque Netflix, HBO Now e Hulu. Na China, iQIYI e Tencent Video.

    Quando analisado especificamente o segmento de serviços de música, o crescimento na receita foi de 60% na App Store e de 80% na Google Play. A App Annie cita o surgimento de novos serviços com foco em conteúdo exclusivo, como o Tidal, que conseguiu lançar em primeira mão os novos álbuns da Rihanna e do Kanye West.

    Tendências

    Por fim, a App Annie lista duas fortes tendências para o resto do ano: 1) o advento de apps relacionados a esportes eletrônicos (eSports), hábito que nasceu na Ásia e que está gradativamente ganhando popularidade no Ocidente; 2) mais integração entre apps, com  lançamento de APIs e a assinatura de acordos entre apps diversos. Neste segundo ponto é citado como exemplo a integração entre Starbucks e Spotify, que permite que os visitantes da rede de cafeterias descubram as músicas que tocam em suas caixas de som e alterem a playlist.

    Tela Viva Móvel

    Na semana que vem, dados sobre o comportamento de uso de apps pelos brasileiros serão divulgados em primeira mão durante o 15o Tela Viva Móvel, com base na terceira edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil, para a qual foram entrevistados quase 2 mil pessoas. O relatório com a íntegra da pesquisa será disponibilizado inicialmente apenas para o público do evento.

    O Tela Viva Móvel, consagrado como o mais importante do mercado brasileiro de conteúdo móvel, terá ainda painéis sobre gestão de marketplaces; migração de SVA 1.0 para 2.0; privacidade X segurança em mobilidade; e investimento chinês no mercado móvel brasileiro, dentre outros. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de maio, no WTC, em São Paulo.

    O Tela Viva Móvel é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME e TELETIME. A grade do evento e informações sobre inscrições podem ser encontradas no site do congresso ou pelos telefones 0800-77-15028 e 11-3138-4619.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile