Governo de SP lança edital para promover acesso Wi-Fi em telecentros

0

O Governo de São Paulo lançou nesta terça-feira, 26, um edital do projeto de inclusão digital para fornecer acesso Wi-Fi gratuito como parte do programa AcessaSP, que oferece espécies de telecentros de conectividade à população. A chamada destinada aos próprios postos tem como previsão a instalação de equipamentos em mais de 300 unidades dos postos do AcessaSP ainda em 2016. Para tanto, o programa escolherá projetos enviados em uma espécie de concurso e instalará o Wi-Fi nas unidades vencedoras.

A contrapartida das prefeituras no edital do Wi-Fi do programa é "incentivar o monitor do posto do AcessaSP a desenvolver um projeto, voltando para a comunidade local, para potencializar o uso daquela unidade". Afirma que procura também iniciativas "inovadoras" de TICs, como desenvolvimento de software livre, aplicativos e "cultura hacker". O site do programa pode ser acessado clicando aqui.

De acordo com o governo paulista, há atualmente no Estado 849 postos em funcionamento, 174 deles com conexão Wi-Fi. A quantidade de usuários que se conectam pela rede sem fio mais do que dobrou em comparação com 2014: pulou de 648 mil para 1,6 milhão em 2015. Considerando também a rede fixa, o AcessaSP fez cerca de 6,5 milhões de atendimentos no ano passado nos 589 municípios onde atua.

A iniciativa do AcessaSP é do governo estadual e acaba funcionando como complemento ao projeto da prefeitura da capital, o WiFi Livre, que leva o sinal da Internet a praças paulistanas e deve ter sua segunda etapa em breve. A administração ressalta ainda que esses telecentros de acesso ainda são necessários no País, citando Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014 e dados recentes da Anatel sobre a quantidade de celulares – 258,1 milhões em fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.