Atos e SENAI CIMATEC abrem Centro de Computação Quântica na Bahia

0

A Atos anunciou o lançamento do primeiro centro de computação quântica na Bahia juntamente com o SENAI CIMATEC, o Latin America Quantum Computing Center (LAQCC). A cerimônia de inauguração acontece no dia 5 de maio, às 9h, com transmissão ao vivo no YouTube da ATOS BRASIL e do SENAI CIMATEC.

O LAQCC irá receber estudos de impacto, roadmaps tecnológicos, investigações de algoritmos e projetos de pesquisa aplicada, integrará uma rede global e será dedicado ao estudo e à difusão de aplicações de computação quântica para a sociedade brasileira.

A computação quântica utiliza as leis da física quântica para responder operações cada vez mais complexas, com mais precisão e em menos tempo. No mesmo dia, será apresentado ao público o QLM35e – batizado de CIMATEC KUATOMU, o simulador quântico mais potente do Brasil foi projetado pela Atos e é capaz de processar algoritmos quânticos de grande capacidade.

O novo Centro estará conectado com a comunidade de pesquisas quânticas internacional da Atos composto por Centros de Pesquisa semelhantes ao redor do mundo, que faz uso do mesmo tipo de equipamento, permitindo a troca de informações relevantes sobre esta tecnologia disruptiva. É esperado que esta colaboração permita acelerar a formação e o desenvolvimento de profissionais competentes na região.

O lançamento do Centro de Computação Quântica consolida a Atos e o SENAI CIMATEC como referências em inovação e tecnologia no país. A Atos, além de prestar serviços em tecnologia e integrar soluções, é uma grande fabricante de soluções tecnológicas e lidera o mercado de supercomputação na Europa e na América Latina.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.