Atos e SENAI CIMATEC abrem Centro de Computação Quântica na Bahia

0
197

A Atos anunciou o lançamento do primeiro centro de computação quântica na Bahia juntamente com o SENAI CIMATEC, o Latin America Quantum Computing Center (LAQCC). A cerimônia de inauguração acontece no dia 5 de maio, às 9h, com transmissão ao vivo no YouTube da ATOS BRASIL e do SENAI CIMATEC.

O LAQCC irá receber estudos de impacto, roadmaps tecnológicos, investigações de algoritmos e projetos de pesquisa aplicada, integrará uma rede global e será dedicado ao estudo e à difusão de aplicações de computação quântica para a sociedade brasileira.

A computação quântica utiliza as leis da física quântica para responder operações cada vez mais complexas, com mais precisão e em menos tempo. No mesmo dia, será apresentado ao público o QLM35e – batizado de CIMATEC KUATOMU, o simulador quântico mais potente do Brasil foi projetado pela Atos e é capaz de processar algoritmos quânticos de grande capacidade.

O novo Centro estará conectado com a comunidade de pesquisas quânticas internacional da Atos composto por Centros de Pesquisa semelhantes ao redor do mundo, que faz uso do mesmo tipo de equipamento, permitindo a troca de informações relevantes sobre esta tecnologia disruptiva. É esperado que esta colaboração permita acelerar a formação e o desenvolvimento de profissionais competentes na região.

O lançamento do Centro de Computação Quântica consolida a Atos e o SENAI CIMATEC como referências em inovação e tecnologia no país. A Atos, além de prestar serviços em tecnologia e integrar soluções, é uma grande fabricante de soluções tecnológicas e lidera o mercado de supercomputação na Europa e na América Latina.

 

Deixe seu comentário