Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Empresas estrangeiras de TI aumentam a procura por brasileiros

Empresas estrangeiras de TI aumentam a procura por brasileiros

0
Publicidade

Em franco crescimento nos últimos anos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) tem atraído olhares de empresas estrangeiras para profissionais brasileiros. Muitas empresas que não atuavam de forma remota antes da pandemia foram obrigadas a se recriar e tornar a área parte do negócio estratégico. Especializada em recrutamento e seleção em TI para empresas de todos os segmentos, a Icon Talent registrou em 2020 um aumento de 20% no número de vagas remotas oferecidas por empresas estrangeiras, devido à necessidade de adaptação das empresas ao isolamento social, e que deverá crescer 11% em 2021, segundo estimativa da IDC Brasil.

Emerson Belluomini é candidato a uma vaga internacional e conta que seu interesse surgiu como uma possibilidade de desenvolver alternativas profissionais. “Este é um mercado crescente de oportunidades, caracterizado pela demanda acentuada em muitas áreas de negócio. O modelo foi fortemente impulsionado pela consolidação no emprego de ferramentas colaborativas. Minha expectativa é poder desenvolver diversas parcerias para poder contar com um portfólio de projetos amplo a desenvolver, de acordo com o plano de negócios de cada organização”, conta o profissional de TI.

Belluomini afirma que os processos seletivos internacionais valorizam a experiência dos profissionais, independentemente da idade ou nacionalidade. “Definitivamente, o que importa é a capacidade de entender a necessidade da organização e transformá-la em soluções suportadas por meios tecnológicos. A experiência de participar desses processos foi gratificante por confirmar que o profissional brasileiro é valorizado pelo profissionalismo, flexibilidade, integração com as equipes e capacidade de realizar grandes entregas, mesmo não contando com muitos recursos.”

Atenção ao currículo

Para os processos seletivos realizados para empresas do exterior, recomenda-se atenção dos candidatos com relação ao currículo, já que os modelos utilizados no Brasil costumam não ter o detalhamento que as empresas esperam. A Icon Talent estima que, dos candidatos que aplicam seus currículos para vagas no exterior, apenas 5% apresentam um currículo mais detalhado. 

Língua e salários

Outro dado interessante é com relação à língua estrangeira: levantamento da empresa revela que metade dos candidatos que citam que possuem inglês avançado em seus currículos são reprovados em testes de conversação, e 15% desistem do processo ao saber da existência de entrevista em outra língua.

Segundo os recrutadores, as empresas buscam o perfil comportamental dos brasileiros, que em sua maioria são amigáveis, compreensivos e dedicados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile