Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Cibercriminosos usam iBanking para roubar senhas bancárias

Cibercriminosos usam iBanking para roubar senhas bancárias

0
Publicidade

Grupos de cibercriminosos russos começaram a usar o recém-descoberto ‘’malware premium’’ para ampliar seus ataques em instituições financeiras ao redor do mundo. A ferramenta conhecida como iBanking, que tem alto valor comercial, segundo a Symantec é vendida sob um desenvolvido modelo de Software as a Service (SaaS).

A ameaça opera sob o GFF (General feature format) e o seu proprietário é capaz de vender assinaturas completas de software, com atualizações e suporte técnico por até U$S5 mil. Para os criminosos que não conseguem pagar a taxa de inscrição, o GFF também está preparado para fazer um acordo, oferecendo concessões em troca de uma parte dos lucros.

Com pacotes de assinaturas que contém atualizações e suporte técnico, a aplicação criada para Android é capaz de derrotar medidas de segurança fora de banda empregadas por instituições financeiras e interceptar senhas de uso único enviadas por SMS. A partir dela é possível também construir botnets móveis e vigiar o comportamento dos usuários por meio de seus smartphones.

A ameaça, detectada como Android.iBanking, se disfarça como uma aplicação de bancos, de segurança ou redes sociais e possui uma série de recursos avançados que permitem aos invasores alternar entre controle HTTP e SMS, dependendo da disponibilidade de uma conexão com a Internet. O malware é também capaz de roubar diversas informações a partir de um aparelho infectado, interromper comunicações de voz e de texto e, ainda, gravar áudios pelo microfone do telefone.

O preço elevado desta ameaça significa que o uso foi inicialmente centralizado as quadrilhas de cibercrime com bons recursos financeiros, mas, com o recente vazamento de seu código-fonte, a Symantec tem visto um aumento significativo na atividade em torno do iBanking e os ataques tendem a crescer ainda mais no futuro próximo.

Como funciona

Para estimular as vítimas a baixar e instalar o iBanking em seus dispositivos Android, os cybercriminosos utilizam táticas de engenharia social e enviam a computadores infectados mensagens pop-up, que solicitam a instalação de um aplicativo móvel como medida de segurança adicional a sites bancários ou redes sociais. Com a instalação, o usuário informa o seu número de telefone e sistema operacional do smartphone e recebe um link por SMS para o download do software falsificado. Se, por qualquer razão, o usuário não receber a mensagem, os invasores também fornecem um link direto e um QR Code como alternativas.

O iBanking pode ser configurado para se parecer com o software oficial de diversos bancos e redes sociais. Uma vez instalado, o invasor tem acesso quase completo ao aparelho e pode interceptar comunicações de voz e SMS. Por padrão, o malware busca por uma conexão de Internet válida. Se for encontrada, ela pode ser controlada através da Web através de HTTP. Se não houver conexão com a Internet, o controle muda para SMS.

Symantec

Recomendações

Uma vez que as vítimas do malware geralmente são induzidas a instalar o aplicativo por um Trojan financeiro em desktops, manter o software antivírus atualizado ajuda a evitar a infecção.

É necessário também cuidado com as mensagens SMS que contêm links para baixar APKs (arquivos do pacote de aplicativos Android), principalmente a partir de fontes não-confiáveis. Alguns APKs do iBanking foram colocados em mercados confiáveis e os usuários devem estar cientes disto como uma potencial via de infecção.

Além disso, os usuários devem estar cientes sobre o compartilhamento de dados sensíveis através de SMS, ou pelo menos atentar a programas maliciosos buscando por esses dados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile