Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) IBM interrompe vendas de unidades de storage da NetApp para produzir dispositivos...

IBM interrompe vendas de unidades de storage da NetApp para produzir dispositivos próprios

0
Publicidade

A IBM anunciou que vai parar de comprar e revender unidades de storage da NetApp, fornecedora de sistemas de armazenamento e gerenciamento de dados, como parte de um plano para atrair clientes para seus próprios produtos. A companhia vai interromper formalmente a venda de sistemas da série N da NetApp a partir desta terça-feira, 27, e encerrar o desenvolvimento de software para a linha de produtos da fabricante, de acordo com um memorando interno ao qual a Bloomberg teve acesso.

A medida também faz parte da estratégia da IBM para tentar reverter a queda nas vendas de hardware, direcionando seu foco para tecnologias mais recentes e atualizações de produtos. O movimento da empresa deve representar um forte revés para a NetApp, que tem cerca de 2% de sua receita provenientes das compras da IBM, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Procurada, a NetApp disse que sua relação com a IBM “apresentou desafios”, mas não comentou sobre o fim da parceria.

“A IBM é a maior cliente OEM da NetApp e Iestá se concentrando mais em seus próprios produtos”, disse Kaushik Roy, analista da Wunderlich Securities. “A IBM também está perdendo participação significativa no mercado de armazenamento, o que, por sua vez, está prejudicando a receita com produtos NetApp da IBM.”

A receita da NetApp com sistemas de armazenamento, incluindo as vendas do OEM da IBM, despencou 34% no trimestre fiscal, encerrado em abril, na comparação com igual período do exercício fiscal anterior.

As empresas haviam assinado acordo de OEM de equipamentos em 2005, permitindo que a IBM colocasse sua marca em sistemas de armazenamento da NetApp. A parceria na época tinha como objetivo dar as empresas melhores condições para competirem com a EMC.

“A IBM está focada em fortalecer seu portfólio de armazenamento definido por software para proporcionar maior escalabilidade aos clientes”, disse Sean Tetpon, porta-voz da IBM em um e -mail.

A NetApp espera que seu negócio de OEM reduza em até 40% no próximo ano, segundo seu diretor financeiro (CFO), Nicholas Noviello.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile