Pressionados por acionistas, diretores da Alcatel-Lucent defendem venda para Nokia

0

Executivos de alto escalão da Alcatel-Lucent defenderam nesta terça-feira, 26, durante assembleia anual de acionistas da companhia, o acordo de venda para Nokia, dizendo que o negócio é a única opção para uma empresa que não tem "massa crítica" enfrentar gigantes do setor de telecomunicações como a Ericsson e a chinesa Huawei Technologies.

No mês passado, a fabricante francesa anunciou a assinatura de um a acordo por meio do qual a companhia finlandesa irá adquirir todas as suas ações, em uma operação avaliada em 15,6 bilhões de euros. A transação, a maior do setor em mais de uma década, será realizada através de uma oferta pública de ações entre ambas as empresas. Dessa forma, a Nokia ficará com o controle de 66,5% do grupo resultante da fusão e a Alcatel, com os 33,5% restantes, criando um gigante com mais de 114 mil funcionários e 26 bilhões de euros de faturamento anual.

Na assembleia desta terça, porém, os acionistas manifestaram a insatisfação com o acordo. Um deles chegou a perguntar se era uma decisão sábia fazer um acordo com a Nokia, que perdeu a liderança mundial no mercado de celulares e foi forçada a vender sua divisão de telefonia móvel para a Microsoft.

Aplausos irromperam quando outro acionista disse que a Alcatel-Lucent deveria ter pedido um preço mais elevado à Nokia, dizendo que o acordo segundo o qual a fabricante finlandesa vai emitir 0,55 ações da nova companhia por cada título da Alcatel-Lucent é "completamente injustificado" e deve ser renegociado.

"Os acionistas da Nokia provavelmente estão dizendo o inverso", rebateu o presidente da Alcatel-Lucent, Philippe Camus, sob vaias esparsas na platéia, segundo o The Wall Street Journal. "Você tem que ver os dois lados para fazer um acordo. Você tem que terminar por encontrar um equilíbrio."

Forçar a renegociação

A pressão dos acionistas, apesar do apoio do governo francês, é que, como eles não podem votar sobre o acordo e mais metade deles terá de oferecer suas ações em troca de novas ações da Nokia para a transação fechar, se não o fizerem, poderão forçar uma renegociação ou levar o negócio a fracassar. "Você é livre para oferecer suas ações ou não", disse Camus a outro acionista.

A gestora de ativos britânica Odey Asset Management, com sede em Londres, disse no mês passado que acredita que o negócio fundamentalmente subavalia a Alcatel-Lucent, e que não alienará suas ações nos termos da oferta atual. A Alcatel-Lucent diz que tem recebido um feedback positivo, em roadshows recentes, mas a recepção dos acionistas nesta terça-feira levanta a suspeita de que outros titulares de papéis da empresa possam adotar a mesma postura da Odey.

Os acionistas presentes à assembleia representam quase 24% dos votos. E aproveitaram esse poder para votar contra pacote de remuneração de Camus, numa aparente retaliação.

O argumento da Alcatel-Lucent para o negócio é que, apesar de ter melhorado a rentabilidade e seja forte em áreas como roteamento de internet, ela é estruturalmente muito pequena e fraca no mercado de redes sem fio. Camus abriu a assembleia dizendo que a Alcatel nunca se recuperou do erro de ter feito a fusão com a americana Lucent Technologies, em 2006. Permeada por rivalidades entre executivos franceses e americanos, a empresa tropeçou na tecnologia sem fio e perdeu participação de mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.