Publicidade
Início Blogueria Adoção de Blockchain pelas grandes companhias

Adoção de Blockchain pelas grandes companhias

0
Publicidade

Não é segredo para ninguém que a tecnologia Blockchain tem se destacado no que diz respeito à sua possibilidade relativamente rápida de adoção pelas grandes corporações, como forma de melhorar seus processos administrativos, workflows de negócio, cadeia de produção, melhoria de performance e redução de custos.

Pelo menos é isso o que especialistas bradam aos quatro cantos, e talvez estejam certos. Agora, observando no dia-a-dia, trata-se de um processo muito mais complexo do que imaginamos. A tecnologia por si só já é provada, mas resta o desafio de sair do laboratório e adentrar a produção.

Eis aí onde surgem os principais pontos de atenção:

1 – Suporte: 

Qualquer grande empresa precisa de um suporte para um novo produto, imagine então uma nova tecnologia tão promissora quanto a blockchain.

2 – Expertise:

É necessário ter um time dentro de casa com capacidade de entregar respostas já no curto prazo, em caso de problemas com o ambiente de produção, por exemplo. Hoje, há certa insuficiência quanto ao número de profissionais com os conhecimentos específicos necessários para tal. Dentro da A Star sempre estamos atentos. Por exemplo, migramos para novas linguagens de programação, como GO, em detrimento de Java, além de nos renovarmos para que, uma vez tendo acesso aos códigos fonte (sim isto é comum no mundo blockchain), pudéssemos até mesmo criar nossa própria implementação das soluções. Isso nos leva ao próximo item

3 –  Padrões de mercado: 

Para a indústria é fundamental que haja um padrão. Um exemplo disso foi a implantação do SPB, o que trouxe às instituições uma série de padronizações quanto a arquitetura e métodos.

É claro que o mercado vem dando uma resposta a suas dores, a partir de iniciativas que vêm se destacando. Não deixaríamos, é claro, de nos preparar e participar ativamente junto a elas com o intuito de resolver problemas de suporte, padrões de mercado e afins: Enterprise Ethereum, Corda (R3), Hyperledger, RSK (Rootstock) e Ripple.

Por ora, o que podemos dizer é que estamos muito animados com o que foi desenvolvido em termos de soluções após análises minuciosas da tecnologia blockchain e seu vasto potencial.

Alex Braz, CTO da A Star Labs.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile