Publicidade
Início Blogueria Como proteger os profissionais de serviços que atendem os data centers

Como proteger os profissionais de serviços que atendem os data centers

0
Publicidade

No novo normal, a regra é trabalhar remotamente, sem sair de casa. Mas essa regra não se aplica aos profissionais de serviços que, todo dia, deslocam-se até os principais data centers do mundo e do Brasil para garantir que o centro da economia digital seguirá funcionando. Somente no Brasil existem 66 data centers de Colocation, sem contar os ambientes privados, das corporações e do governo. Nos dois casos, se o data center sofrer um downtime, para o negócio, estanca a economia. Como, então, suportar a continuidade dos negócios digitais e, ao mesmo tempo, proteger os experts que dão suporte ao mundo digital?

O universo profissional está cada vez mais sendo definido como essencial ou não essencial. Nesse contexto, manter os data centers operacionais é a perfeita definição de uma atividade essencial. Isso justifica que os técnicos de serviços de infraestrutura digital sigam indo até data centers e sites de edge para garantir a disponibilidade e o desempenho das redes.

É fundamental, no entanto, que a presença do profissional de serviços no ambiente do data center siga as melhores práticas para se proteger, proteger seus colegas e seus clientes. Tudo deve ser feito de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde brasileiro e das autoridades médicas regionais.

Eis aqui um resumo do que fazer para proteger esses profissionais:

Defina as tarefas essenciais e as não essenciais. Todas as tarefas são essenciais se elas dão suporte e/ou melhoram a confiabilidade de aplicações vitais e infraestrutura crítica. Isso inclui todas as repostas a emergências, reparos e serviços de manutenção preventiva. Na maioria dos casos, os governos federais, estaduais e municipais classificam as atividades como essenciais ou não essenciais. Todas as tarefas não essenciais devem ser adiadas.

Estabeleça requisitos de segurança no site. Isso inclui atividades como a verificação regular da febre de todos nos sites com 10 ou mais trabalhadores e a autocertificação dada pelos colaboradores no site de que não tenham sido expostos ao vírus nem viajado recentemente para nenhum lugar com alta disseminação do vírus. É fundamental, ainda, observar as práticas de distanciamento social enquanto estiver no site, seguindo protocolos diários de limpeza para ajudar a garantir que as superfícies estejam livres de vírus.

Dê poderes às equipes de campo para que priorizem a segurança. Se uma equipe de serviços avaliar que um site não está cumprindo com os requisitos de segurança que foram acordados, os membros da equipe devem ter a autoridade para recusar ou interromper o trabalho imediatamente.

Limite viagens o máximo possível. Tente limitar as visitas dos técnicos para lugares que tenham uma distância que possa ser percorrida de carro, evitando o transporte público, principalmente viagens aéreas e de ônibus.

Estabeleça diretrizes rigorosas para autoquarentena. Técnicos de serviços devem aferir a temperatura frequentemente e deve ser exigido que façam autoquarentena no caso de uma febre. Eles também devem ficar em autoquarentena se houve uma possível exposição ao vírus através de qualquer interação pessoal ou profissional.

Esteja alerta em relação à sua proteção e à de outros. Faça distanciamento social e garanta que outros também o façam, lave suas mãos frequentemente, evite contato próximo e fique em casa se estiver doente. Não aperte mãos; se for tossir ou espirrar, fazer isso na parte interna do seu cotovelo.

Aproveite os serviços remotos. Nem todos os data centers estão equipados para os serviços remotos, mas quando estiverem, as organizações devem utilizar de forma intensa esses recursos. A meta é minimizar as visitas aos sites e tornar a execução das visitas necessárias o mais eficiente possível. Com serviços e monitoramento remotos, você pode coletar e analisar dados e, em diversos casos, agir de forma remota para resolver um problema, eliminando a necessidade de uma visita.

As determinações para trabalhar em home office e a ampla difusão do distanciamento social estão nos fazendo depender mais do que nunca da infraestrutura digital. Para que a economia continue a funcionar, visitas para prestar serviços são essenciais e inevitáveis. É fundamental, no entanto, que essas atividades sejam feitas de forma a assegurar a segurança do pessoal de serviços e dos clientes.

Tom Nation, vice-presidente e gerente geral de serviços para sistemas de energia da Vertiv América do Norte.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile