A gedas, braço de serviços de TI da T-Systems, fechou contrato com a Faurecia, multinacional francesa do segmento automotivo, para implantação da sua solução de colaboração, e-Collaboration, na sua planta industrial de Quatro Barras, no interior do Paraná.
O objetivo do projeto é automatizar e tornar mais ágil o envio da programação de entrega e do aviso de embarque (ANS) da Faurecia, integrando esses dois processos aos seus 25 fornecedores nacionais. A previsão para finalizar a implementação da solução é até o fim de julho.
Antes a planta de Quatro Barras realizava o processo de envio da programação da entrega manualmente por e-mail e não possuía o módulo de ASN. Agora com o e-Collaboration, a programação de entrega entrará automaticamente e já calculada na página web da Faurecia, permitindo que a empresa coordene a sua produção. ?O fornecedor acessará via web o endereço da gedas (onde está hospedada a aplicação) para fazer a consulta. Dessa forma, haverá uma melhoria na integridade do processo e confiabilidade da informação, bem como maior visibilidade do material em trânsito, eliminação da digitação de notas fiscais no portão e redução do tempo de recebimento de materiais?, afirma explica Carlos Alberto Avisati, diretor de Supply Chain Management da gedas do Brasil.
O executivo explica que a solução e-Collaboration não é simples troca de arquivos. ?Ela se diferencia de um EDI (intercâmbio eletrônico de dados) comum porque, além de estar voltada para colaboração, o usuário consegue gerenciar e inserir regras de negócio por ser uma tecnologia flexível?, explica. Segundo Avisati, outro importante diferencial do e-Collaboration é ficar hospedado no data center da gedas, não sendo necessário o investimento em hardware.
Depois de finalizar a implantação com os fornecedores nacionais na unidade de Quatro Barras, a Faurecia estuda a expansão do projeto para os demais 100 fornecedores internacionais. Esse é o segundo projeto de e-collaboration com a Faurecia, que já vem utilizando a solução na planta de Camaçari (BA) desde 2004.