A Lopes Consultoria, empresa paulista que presta serviços a incorporadores, compradores e vendedores de imóveis, está investindo na montagem de um novo sistema de gestão de clientes, visando transformar sua imagem no mercado imobiliário brasileiro.
A audiência da empresa na internet, por exemplo, deu um salto: são 470 mil visitas por mês e mais de 1,8 milhão de páginas visitadas mensalmente. O número de atendimentos a clientes, de janeiro a maio deste ano, já superou em 20% o total de 120 atendimentos realizados em todo ano passado. Os atendimentos via chat (bate-papo) chegam atualmente a 400 por dia, com tempo médio de oito minutos.
?Através de nossa nova estrutura de contact center, que chamamos de Gestão de Clientes Lopes, os clientes passaram a receber um atendimento especializado e personalizado, nos canais de sua preferência (estande de vendas, telefone, e-mail ou chat). Com isso, oferecemos mais qualidade ao seu processo decisório, com informações mais ágeis, no nível de detalhe requerido, no momento desejado. Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência de relacionamento do mercado imobiliário?, relata Roberto Nascimento, diretor de internet da Lopes Consultoria, em palestra, nesta quinta-feira (26/6), no 3º Seminário Call Center IP, patrocinado pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações, na Amcham, em São Paulo.
Segundo o executivo, a montagem do novo sistema de gestão on-line é um pré-requisito para a empresa acompanhar o crescimento do mercado imobiliário no país. ?O site na web cresceu bastante e aumentou consideravelmente o número de atendimentos aos clientes e estamos investindo na compra de cerca de mil licenças do sistema de relacionamento com clientes da Siebel, que deve entrar em operação a partir de setembro. Trata-se de uma peça fundamental dentro dessa nova infra-estrutura?, diz Nascimento. ?Precisamos ter tecnologia, processos e pessoas bem treinadas para dar o melhor atendimento ao comprador de imóveis?, afirma.
Com mais de 500 lançamentos de imóveis no mercado, a Lopes exibe números invejáveis de desempenho nos mercados de alto e médio padrão. O volume total de vendas contratadas com a participação da Lopes passou de R$ 720 milhões no primeiro trimestre de 2007 para R$ 2,1 bilhões no primeiro trimestre de 2008. ?Estamos vivenciando um boom no mercado imobiliário e precisamos nos reposicionar tecnologicamente para participar desse crescimento?, diz o diretor de internet da empresa.
Nascimento não revela o volume investido na área de TI, mas informa que atualmente todas as 13 unidades do país estão interligadas através de uma rede de dados e voz (aproximadamente duas mil linhas telefônicas e 2,5 mil ramais), com uma infra-estrutura de 90 servidores e 1,8 mil desktops (eram 300 em 2006), um ambiente de data center, operado pela DH&C, com 3 terabytes de dados, suportado pelo sistema corporativo SAP e agora também pelo Siebel.