A Panasonic, fabricante japonesa de produtos eletrônicos, vai acelerar sua iniciativa de
redução de emissões de dióxido de carbono (CO²)no ano fiscal de 2009, que termina em março do ano que vem. A meta da companhia é atingir a emissão de 3,87 milhões de toneladas, o que significa uma redução de 110 mil toneladas em comparação ao ano fiscal de 2007. A Panasonic estabeleceu, também, o objetivo de diminuir a sua emissão global de CO² no ano fiscal de 2010 em 300 mil toneladas em atividades de produção, na comparação com o ano fiscal de 2007.
Em outubro de 2007, foi lançada a "Declaração de Eco Idéias da Panasonic". Desde então, a empresa passou a considerar a redução do impacto ambiental em todas as suas atividades de negócios como prioridade em seu plano de gestão no médio prazo.
As emissões globais de CO² no ano fiscal de 2008 totalizam 3,97 milhões de toneladas ? uma redução de 10 mil toneladas em comparação com o nível alcançado no ano fiscal de 2007 (3,98 milhões de toneladas). O resultado no Japão corresponde a uma redução de 40% nas emissões para cada unidade básica de produção, na comparação com o nível do ano fiscal de 1991.
Em abril, a Panasonic criou o Comitê Corporativo para Promoção de Redução de Emissões de CO² para acelerar as atividades em 2009. Engajado em colaborar com o alcance das metas, o comitê é formado por membros de gestão ambiental e de departamentos ligados ao meio-ambiente das empresas do grupo.