Banco escocês ameaça processar CA Technologies por falha em sistema

0

O Real Bank of Scotland (RBS) está avaliando a abertura de um processo contra a fabricante de software CA Technologies. Um erro em um programa da empresa levou a falha no sistema do banco escocês, o que deixou mais de 17 milhões de correntistas sem acesso a informações bancárias. O problema ocasionou milhões de libras em prejuízo, em razão de horas extras pagas a funcionários para resolver o problema, e pode render ações judiciais dos clientes.

Pessoas ligadas ao assunto ouvidas pelo Financial Times afirmaram que há uma “chance significativa” da pane ter sido causada por um defeito no software que atrasou a execução de transações, até agora não processadas. O conselho de administração do banco discutiu a questão em reunião nesta semana, a fim de traçar um plano para as medidas que pretende tomar no longo prazo.

A primeira decisão seria uma revisão completa do sistema para determinar exatamente o que houve de errado. As fontes alegam que o sistema CA-7, da CA Technologies, apresentou a falha durante uma atualização realizada de madrugada há cerca de uma semana. “Certamente foi um problema com esse software. Ainda temos que verificar se foi mesmo culpa deles ou se foi nossa operação com o software”, esclareceu uma das pessoas ouvidas pelo jornal britânico.

Procurada pelo diário, a CA Technologies não quis comentar sobre a ameaça de abertura de uma ação judicial. “O RBS é um cliente valorizado pela CA. Estamos oferecendo toda a assistência possível para ajudá-los a resolver questões técnicas altamente específicas a seu ecossistema. Não comentamos sobre problemas confidenciais de clientes”, diz a nota enviada pela companhia.

O presidente do RBS pediu esclarecimentos e uma “investigação detalhada” à Financial Services Authority  (Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido, em tradução livre) sobre o episódio. De acordo com o banco, o problema foi solucionado, mas 1,9 milhão de clientes ainda podem notar “atraso na atualização das informações de suas contas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.