A Microsoft está sendo acusada por diversos fabricantes tablets de ter tido acesso a informações confidenciais sobre seus produtos antes de lançar seu dispositivo móvel próprio, o Surface, e que isso teria lhe dado vantagem, de acordo com o site de notícias CNet. Os parceiros de hardware da Microsoft incluem as marcas Acer, Asus, Hewlett-Packard, Dell, Toshiba e Sony.
"A Microsoft viu o que os outros fabricantes estavam fazendo, a princípio para avaliar se estava tudo de acordo com as necessidades do Windows 8, e tomou outra ação a partir disso", afirmou ao site o presidente da consultoria Moor Insights & Strategy, Patrick Moorhead. "Se a Microsoft tivesse percebido planos suficientemente atraentes dos fabricantes, não teria necessidade de fazer isso", completou ele, se referindo ao lançamento do Surface.
Segundo o consultor, os parceiros da Microsoft estão mais incomodados com o fato da empresa ter tido acesso a informações confidenciais e poder ter se aproveitado destas, do que pela concorrência em si. "Aparentemente, há algumas semanas, a Microsoft reuniu comentários de fabricantes a respeito do Windows 8, que também incluíam detalhes sobre os próximos lançamentos desses parceiros.