Eficácia do banner é questionada por 49% dos consumidores, diz Adobe

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Na Europa, Ásia-Pacífico e Estados Unidos, 49% dos consumidores e 36% dos profissionais de marketing afirmam que anúncios em banners não funcionam. A informação é do estudo Click Here: The State of Online Advertising, divulgado pela Adobe Systems.

Ao comentar a pesquisa, David C. Edelman, um dos líderes mundiais de marketing digital e prática de vendas da McKinsey & Company, diz que os banners representam muitas das piores características da publicidade que existem no espaço digital, e que os consumidores percebem que agora estão no controle e não aceitam esse tipo de anúncio.

"Os banners são intrusivos e manipuladores, chamam a atenção de maneira exagerada e usam informações capturadas clandestinamente", diz.

Por outro lado, o especialista acrescenta que, além dos banners, existe muito conteúdo de marketing online que fomenta a interação do cliente. Segundo ele, a era da criatividade que explora as ferramentas que realmente funcionam está apenas começando.

Já Ann Lewnes, CMO da Adobe, avalia que o marketing digital criou uma oportunidade excepcional, mas com isso a expectativa do consumidor também aumentou.

"O consumidor espera uma história personalizada, um nível de confiança e transparência com as marcas que escolhe e, mais importante, uma grande experiência. Em último caso, as marcas que não oferecem isso serão desprezadas", afirma.

O estudo aponta, ainda, que a mídia tradicional, como a impressa ou a TV, recebeu uma pontuação maior dos consumidores e profissionais de marketing em todas as regiões nos quesitos credibilidade e eficácia (mídia tradicional, 94% dos consumidores; 91% dos profissionais de marketing; fontes modernas/digitais, 52% dos consumidores; 68% dos profissionais de marketing).

Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

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