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FTC alerta sites de buscas para que deixem claro resultados patrocinados por anúncio

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A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) enviou carta alertando os sites de buscas para deixarem de forma bem visível a diferença entre resultados de buscas “naturais” dos resultados patrocinados por anúncios. O órgão destacou que ultimamente a diferenciação entre os dois casos tem sido menos perceptível aos consumidores, “principalmente quando a propaganda está localizada imediatamente acima dos resultados naturais”.

A FTC argumenta que recente pesquisa de uma companhia de estratégias de buscas identificou que quase metade dos usuários não reconhece os anúncios no topo da página como distinção dos anúncios naturais. Apesar de não citar nenhum site de buscas específico, a carta adverte as  empresas afirmando que “os consumidores normalmente esperam que os resultados de pesquisas naturais estejam incluídos e classificados com base na relevância para uma consulta, e não com base no pagamento de um terceiro. Incluindo ou classificando um resultado de pesquisa, no todo ou em parte, com base no pagamento, é uma forma de publicidade. Para evitar a possibilidade de fraude, o consumidor deve ser capaz de distinguir facilmente um resultado natural de um pago oferecido pelo motor de busca”, diz o órgão.

Entre as empresas de busca, o Google é o que mais sofre pressão de órgãos reguladores para modificar a forma que apresenta os resultados. A FTC encerrou, em janeiro, investigação envolvendo a companhia sobre a forma como apresenta seus resultados, acusada de privilegiar seu próprios serviços e adotar práticas anticompetitivas. O gigante das buscas também sofre pressão de órgãos europeus envolvendo o resultado de buscas.

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