A era da abundância

0

A era da escassez acabou. Ao menos quando o assunto é tecnologia da informação. Vivemos, agora, a transformação para a mentalidade da abundância, centrada em novas descobertas e focada em gerar valor para os negócios. Enquanto antes tudo era proibido pelos departamentos de TI a não ser que fosse permitido, hoje o que vemos é exatamente o contrário: tudo é permitido a não ser que seja proibido

A principal diferença é que antes tudo era limitado pela tecnologia, enquanto agora tudo tem de ser habilitado por ela. Nessa nova forma de pensar, as questões não são mais centradas em processos e não há foco no controle de custos, pois o principal objetivo é conseguir tirar o melhor proveito possível dos dados por meio da tecnologia.

Nessa era da abundância, com tantas ferramentas disponíveis, o custo de armazenar a informação ficou menor do que o custo de jogá-la fora, por conta de tecnologias de Big Data. Atualmente já é possível usar 100% dos dados para análise e visualização, em vez de apenas as amostras randômicas, melhorando o resultado dos modelos preditivos e o retorno sobre o investimento em TI.

Além disso, há a possibilidade de os dados serem mantidos em plataformas como o Hadoop, que provê benefícios como a diminuição de custos com storage. Existem algumas empresas especializadas em Hadoop, entre elas a Cloudera, que recentemente recebeu um aporte da Intel no valor de US$ 740 milhões, o que mostra a importância que o mercado tem dado a esse tipo de plataforma. O IDC já divulgou que espera que Hadoop atinja US$ 812,8 milhões em vendas globais em 2016, ou seja, expectativa de crescimento anual equivalente a 60,2%.

Embora Hadoop seja um termo desconhecido pelos leigos, uma simples olhada no Google Trends mostra que as buscas referentes a essa palavra são anteriores à procura por informações sobre Big Data na internet. Em meados de 2007, já se falava em Hadoop, bem antes da "febre" em torno dos benefícios de se armazenar e analisar grandes volumes de dados.

A combinação dos benefícios do Hadoop com outras tecnologias, como a de Analytics, ajudam os cientistas de dados a transformarem o Big Data em conhecimento. Ao permitir que as empresas consigam extrair insights profundos de seus ativos de dados mais rápido e com maior precisão, é possível, também, reduzir riscos e melhorar a compreensão dos negócios.

Monica Tyszler, diretora de soluções do SAS Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.