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Grupo de Transporte DVA adota solução de firewall para garantir conectividade

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O Grupo de Transporte DVA, formado pela DVA Express e DVA Logística, que atua no mercado de transporte de cargas há 25 anos com uma frota de mais de 400 veículos de pequeno, médio e grande porte, adotou a tecnologia Cyberoam para dar suporte a seu momento de expansão, com a recente criação do braço de logística do grupo, a DVA Log, agregando ao portfólio serviços de armazenagem, controle e gestão de estoque, controle de qualidade e consultoria sobre logística.

Para suportar o crescimento dos negócios, o Grupo investiu no fortalecimento da infraestrutura de comunicação e segurança da informação, adquirindo firewalls UTM da fabricante indiana Cyberoam, que garantem a conexão ininterrupta da rede corporativa e a proteção dos dados. O projeto envolveu a aquisição de um Cyberoam CR-50 implantado na Matriz, em São Paulo, e mais quatro Cyberoam CR-25 para as filiais no Rio de Janeiro, Recife, Sumaré e Curitiba.

Com faturamento acima de 50 milhões e emissão mensal de 30 mil “Conhecimentos de Transporte Eletrônico” (CT-e, documento emitido via web pela Receita Federal para o transporte de cargas), o Grupo DVA depende muito da conexão com a internet. Para garantir a conectividade sem qualquer tipo de paralisação, a empresa precisa manter a redundância de links de comunicação em todas as suas unidades, localizadas nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além da matriz, em São Paulo.

Segundo Anírio Neto, diretor da DVA Express, a solução trouxe o nível de disponibilidade da rede que a companhia necessitava, assegurando a continuidade do negócio. Os equipamentos da fabricante indiana, ao detectarem qualquer problema na rede, ativam um segundo link, colocando a redundância em operação de forma imediata, sem que os usuários sequer percebam que houve uma queda.

Além disso, a plataforma promove o balanceamento de carga, garantindo a gestão inteligente dos links. Na matriz da DVA Express, o equipamento suporta até sete links além de mais duas portas para links 3G/4G/WiMax. Quando todos estão em operação, há um balanceamento entre esses links e, se houver queda de até seis deles, o sétimo suporta o tráfego, em contingência. Caso todos os links caiam, ainda há os links 3G/4G para dar suporte. Já nas filiais, os equipamentos suportam até três links, mais uma conexão internet 3G/4G/WiMax, e o sistema de balanceamento ocorre como na matriz, porém com menos links.

Anteriormente, sem a solução da Cyberoam, a empresa contava com redundância da rede, mas a troca de links era feita manualmente, o que causava um gap na conexão e provocava um efeito dominó: o CT-e não era emitido na hora que precisava, a saída da carga atrasava e a entrega não era feita conforme agendamento prévio, resultando na insatisfação do cliente.

“Antes de implantarmos as ferramentas da Cyberoam, houve casos de passarmos um dia todo sem conexão em algumas unidades e isso estava se tornando habitual porque não se encontrava solução para o problema. Mas isso não é normal e tem efeitos diretos na minha relação com o cliente”, enfatiza Neto.

Além de evitar que isso voltasse a acontecer, por garantir conectividade ininterrupta, o equipamento ainda dispensou a conexão via MPLS (Multiprotocol Label Switching), o que representou para o Grupo DVA uma redução de 40% nos gastos com conexão à internet. Outro fator que determinou a escolha da Cyberoam foi o quesito segurança, já que a empresa enfrentava um momento de alerta, que verificava um preocupante volume de spams e vírus circulando na rede, o que chegava a atrapalhar a rotina de trabalho.

“As perturbações provocadas por spams e vírus preocuparam a diretoria em relação possíveis invasões sofisticadas e puseram a T.I. em alerta quanto à possibilidade de a empresa sofrer invasões e vazamento de informações confidenciais”, explica Neto.

“Com a solução da Cyberoam, identificamos nos relatórios que tivemos mais de 800 mil tentativas de ataques e uma média de mais de 300 vírus bloqueados entre novembro de 2013 e maio de 2014”, completa.

A tecnologia também melhorou o controle da gerência sobre o acesso dos funcionários à Internet durante o expediente, sem perder a flexibilidade. Os recursos de segurança de rede da companhia indiana entregam recursos como a visibilidade dos sites navegados por todos os usuários e criação de grupos com diferentes perfis de acesso. Redes sociais também entram no escopo: é possível, por exemplo, permitir navegação no Facebook nos intervalos do horário de trabalho, bloqueando, entretanto, a visualização de imagens e o chat na rede social.

Outro ponto positivo do projeto destacado por Neto é a possibilidade, trazida pela tecnologia Cyberoam, de gravação dos dados do tráfego da rede e geração de relatórios com 1.200 opções de critério, incluindo parâmetros exigidos por normas internacionais de segurança de dados.

“Isso é muito importante porque há clientes – principalmente multinacionais – que fazem auditorias antes de fechar negócio e essas auditorias passam por muitas questões que envolvem a tecnologia da informação. Precisamos garantir que os dados da carga transportada pela DVA estejam seguros e a solução da Cyberoam me permitiu dar essa garantia ao meu cliente”, explica Neto.

 

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