Marinha da Noruega adora solução de ERP contra a "guerra aos piratas"

0

A "guerra contra os piratas" não é assunto apenas de filmes. A OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte – mantém desde 2009 uma operação antipirataria, a Ocean Shield, que foi estendida até o fim de 2014. No segundo semestre de 2013, foi a vez da Noruega (membro da OTAN) de comandar as operações, que adotou a solução de gestão empresarial da IFS.

O diretor europeu para Indústria Aeroespacial & Defesa na IFS, Espen Olsen, comenta de que a o uso da tecnologia integrada de gestão empresarial usada na Marinha da Noruega está ajudando na "Guerra contra os piratas", possibilitando às fragatas estarem preparadas para entrar em ação e com toda a informação que precisam a bordo.

A Ocean Shield é a operação antipirataria da OTAN no Golfo de Áden e região conhecida como Chifre (nordeste) da África. O papel da OTAN na região é deter e acabar com os ataques piratas, garantindo a segurança de centenas de navios que passam pela região todos os dias. Essa operação teve início em agosto de 2009, com a União Europeia e figuras nacionais trabalhando ao lado de forças marítimas lideradas pelos Estados Unidos contra a ameaça de piratas da região.

Essa abordagem e o envolvimento na Marinha da Noruega têm sido bem sucedidos em toda a região de mais de 5 milhões de quilômetros quadrados. Em 2009, foram registrados 45 sequestros e 130 ataques, no entanto, com três anos de operação, o número de sequestros caiu para 5 e havia 115 ataques a menos.

Entre 2011 e 2012, os ataques caíram 80%. Sob essa operação, a Marinha Norueguesa, trabalhando dentro do comando da OTAN, realiza missões de inteligência, vigilância e reconhecimento para verificar a atividade de transporte na costa da Somália. Navios comerciais que transitam na área são monitorados e muitas vezes escoltados para garantir uma passagem segura.

Através do Centro de Expedição da OTAN, atividades piratas podem ser reportadas e compartilhadas para prevenir ataques e aumentar a consciência situacional do ambiente marítimo.

Entre 6 de junho e 6 de dezembro de 2013, a Noruega comandou essa operação, liderada pelo navio almirante norueguês Fridtjof Nansen. Um elemento essencial da habilidade da fragata norueguesa de exercer suas funções e estar pronto para ação a qualquer momento foi a sua solução de apoio logístico, desenvolvida e mantida pela IFS.

A Marinha Real Norueguesa (RNoN) é cliente da IFS desde 2000 e, atualmente, opera o IFS Applications tanto no ambiente terrestre como em navios e embarcações, sejam eles implantados em operações fora da Noruega ou para proteger a soberania norueguesa em águas domésticas. Ela opera é uma solução distribuída entre os navios e os estaleiros, que também está integrada à solução de Finanças Governamental e RH, atendendo aos requisitos operacionais da Marinha Norueguesa para uma operação de 6 meses no modo autônomo quando implantado.

Com a implementação, os navios podem processar o trabalho como de costume e a solução suporta dados mestre de configuração e gerenciamento, gerenciamento de documentos e da cadeia de suprimentos. A solução também suporta o gerenciamento de configurações válidas e permitidas, planejamento de manutenção, elaboração de relatórios de falhas e compras, inventário e muito mais.

A solução atualmente está implantada em 18 navios em operação, com planos para adicionais 20 ou mais nos próximos meses, e apenas os planos de manutenção para as Fragatas equivale a 3.500 tarefas e 7.000 peças por navio. Também ajuda a apoiar e fazer o inventário de cerca de 50.000 peças com 12.500 no armazém no cais a até 7.000 em casa navio. Além disso, a IFS ajuda a simplificar cerca de 1 milhão de passos relacionados ao fluxo de trabalho e gerencia 17.000 possíveis opções de configuração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.