Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Pesquisa da UFSCar aborda interação de dispositivos móveis para idosos

Pesquisa da UFSCar aborda interação de dispositivos móveis para idosos

0
Publicidade

Aumentar a acessibilidade de idosos às tecnologias e aplicativos computacionais por meio de interações que permitam a estes usuários utilizarem múltiplas formas de acesso aos sistemas, seja por meio de voz, gestos, caneta, movimentos e toque. Este é o objetivo de estudo “Design de Interação em pequenos dispositivos para e com a Terceira Idade” desenvolvido no Programa de Pós–Graduação em Ciência da Computação (PPGCC–So) do Campus Sorocaba da UFSCar -Universidade de São Carlos . O estudo é conduzido pelo aluno do curso de mestrado Ricardo Leme, sob orientação de Luciana Zaina, professora do Departamento de Computação (DComp).

Apesar da baixa adesão atual, Ricardo Leme vê grande potencial futuro para tecnologias e aplicativos direcionados aos idosos. “A participação no mercado de software de usuários de terceira idade ainda é bastante modesta. Se for considerada a participação no Brasil de usuários da terceira idade (pessoas com mais de 60 anos) na rede social Facebook, por exemplo, ela não passa de 1%. Porém, nos últimos anos, observa–se um crescimento na participação, e se forem observados os atuais usuários adultos acima de 50 anos que na próxima década farão parte deste grupo de usuários, será obtida uma participação superior a 4%. Embora esse percentual ainda não pareça expressivo, se for avaliado o número absoluto, ele representará mais de 2,8 milhões usuários apenas no Brasil”, destaca.

De acordo com as Nações Unidas, atualmente existem quase 900 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no mundo. A expectativa é que até o ano de 2050 esse número chegue a 2.4 bilhões de pessoas, demonstrando que o crescimento populacional entre a terceira idade será mais rápido em comparação a outras faixas etárias da população. No Brasil, esse crescimento não é diferente. De acordo com o censo elaborado em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de 60 anos ou mais de idade, que era de 4,8% em 1991, passou a 5,9% em 2000 e chegou a 7,4% em 2010. A estimativa do instituto é que no ano de 2025 a população da terceira idade no país chegará a 34 milhões de pessoas. Avaliando a última década, o número de idosos no país aumentou em quase 4 milhões de pessoas, fruto do crescimento vegetativo e do aumento gradual da expectativa média de vida.

Ao comentar o trabalho, o pesquisador destaca que a abordagem que utiliza, o design de interação, não está voltada somente para o usuário, mas também busca o desenvolvimento dos aplicativos junto aos usuários. “O desenvolvimento de software com a interação multimodal direcionado a usuários da terceira idade deve aclarar os anseios, as necessidades e as dificuldades que estes usuários dão para as interfaces com as quais interagem. Os elementos da interface devem ser compreendidos pelos usuários da terceira idade e estar dispostos de maneira a possibilitar a realização das atividades da maneira mais transparente possível”, esclarece o mestrando.

O Design Centrado no Usuário é uma abordagem regulamentada pela norma ISO 9241–210, de 2010, que estabelece os padrões sobre a ergonomia de sistemas de interface. A função principal desta abordagem é desenvolver o projeto de software ”para” o usuário, focando–o já nas fases de pesquisa, elaboração e avaliação.

A motivação para a escolha do tema, segundo Leme, surgiu a partir do “Desafio 4 – Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento”, projeto proposto pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) como um dos grandes desafios em Computação no Brasil até o ano de 2016. Esta ideia está relacionada com maneiras de desenvolver interfaces de usuário que promovam o acesso universal, que não discriminem e que incluam o maior número possível de cidadãos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile