Santa Helena Saúde eleva padrão de atendimento e reduz custos com reestruturação de TI

1

Ao enfrentar problemas com as informações e confiabilidade de dados de seus 230 mil usuários, além de elevados níveis de indisponibilidade, a Santa Helena Saúde, operadora de planos de saúde que possui hospitais e centros de diagnóstico próprios e atende a região do Grande ABCD paulista, decidiu renovar seu departamento de TI ao consolidar seus três data centers – dois localizados em São Bernardo do Campo e outro em Santo André – em um único local físico.

Para tal, a companhia contou com a parceria da fabricante de software para virtualização de desktop Citrix, com quem fechou contrato de virtualização em novembro de 2010. As mudanças passaram pela infraestrutura básica de cabeamento de dados; estruturação de links e data center; adequação de processos e sistemas; implementação de governança e readequação de cargos e de salários.

Segundo Adriano Carlos Gliorsi, diretor de TI e Processos da Santa Helena Saúde, foram adquiridos diversos equipamentos para a operação da nova infraestrutura de TI da empresa. Na parte de hardware, por exemplo, foi adquirido um servidor de banco de dados e seis para aplicações diversas, dois equipamentos de conectividade/switches, dois appliances de firewall e um storage. Já em relação à parte de software, foram instalados 60 servidores virtuais com o Citrix Xenserver, plataforma de virtualização de código-fonte aberto para gerenciar infraestrutura virtual em nuvem, servidor e desktop. "Também incluímos cerca de 500 estações com o Citrix XenDesktop e o Citrix XenApp Platinum, que oferecem juntos uma arquitetura unificada para distribuição de aplicações e desktops virtuais, como forma de aumentar a flexibilidade da área de TI e reduzir as despesas com infraestrutura", conta.

Ainda de acordo com Gliorsi, a alteração de toda estrutura de banco de dados e sistemas (60 aplicações) para um local central foi feita em apenas um mês e os resultados foram obtidos em apenas um ano. "Com todas as modificações, eliminamos o custo de licenciamento com dois servidores de banco de dados, pois centralizamos em um único local físico. Cerca de 12 servidores físicos foram desativados", detalha. Além disso, o executivo revela que foi possível aumentar a performance dos sistemas em torno de 60%, reduzir custos operacionais em 30% e diminuir em 40% o número de chamadas na central de atendimento de TI.

Atuante desde 1980, a Santa Helena Saúde atende 230 mil usuários, do total de 2,5 milhões de habitantes da região do Grande ABCD – formada pelos municípios de Santo André, São Bernardo Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, sendo 14% de idosos e 27% entre 0 a 18 anos – maior faixa do público da operadora – que abrange hospitais, maternidade, pronto-atendimento, consultas e exames, todos em rede própria.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.