Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Tablets estão presentes em 12% dos domicílios brasileiros

Tablets estão presentes em 12% dos domicílios brasileiros

0
Publicidade

Os tablets começam a mostrar maior presença nas residências brasileiras, ainda que de forma mais complementar a outros aparelhos, como computadores desktops e notebooks, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da Unesco (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O estudo, divulgado nesta quinta, 26, mostrou que a proporção de domicílios com tablets triplicou de 2012 para 2013, quando apresentou 12% de penetração. Ainda é um número abaixo de outros aparelhos considerados pela entidade, como computadores (que, além de tablets, são PCs desktops, notebooks e netbooks). Os PCs têm penetração de 63% e os computadores portáteis têm penetração de 57%.

Considerando a amostragem de residências por classe social, 34% da classe A possui tablets, 15% da classe B, 8% da classe C e 7% das classes D e E. Os domicílios urbanos possuem mais tablets, com penetração de 13%, contra 8% na área rural. Vale notar que a região Nordeste possui o mesmo percentual (13%) que as regiões Sudeste e Norte.

Pela primeira vez, o Cetic.br abriu a proporção de domicílios que possuem apenas um tipo de computador. Enquanto os aparelhos de mesa são maioria (39%), os notebooks chegam perto, com 32%. As residências que possuem apenas tablets são minoria, com 1%, mas isso não significa pouca penetração do aparelho. Do total, 27% dos domicílios possuem mais de um tipo de computador, ou cerca de 8,4 milhões de casas.

“O computador portátil, e mesmo o fixo também, ainda tem demanda. Talvez a questão do tablet seja uma tecnologia muito mais complementar aos dispositivos do que um (produto) que vá roubar espaço”, analisa o coordenador de pesquisa do Cetic.br, Winston Oyadomari. “Algumas políticas públicas acontecem: tivemos incentivos, políticas industriais, para produção de tablet e, na medida em que o preço do dispositivo cai, isso tende à massificação”, lembra o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, citando a desoneração desses aparelhos construídos no Brasil. “A curva certamente será exponencial e tende a ser muito grande por questão da portabilidade”, complementa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile