Publicidade
Início Blogueria Call Centers buscam alternativas para medidas amargas do mercado

Call Centers buscam alternativas para medidas amargas do mercado

0
Publicidade

Os call centers são amplamente reconhecidos por seus retrospectos na geração de oportunidades e inovação tecnológica. Como um dos setores que mais empregam no Brasil e porta de entrada para o primeiro emprego de muitos jovens que começam a atividade profissional, assim como a maioria das empresas brasileiras, têm enfrentado diversas dificuldades para manter a competitividade em um cenário macroeconômico bastante instável e com contratos cada vez mais enxutos.

Para uma atividade que tem, em média, 75% de seus custos oriundos da natureza trabalhista, o anúncio feito pelo governo, no final do mês de março, que versa sobre o fim da desoneração e o consequente aumento de tributos (20% sobre a folha de pagamento), gerou uma reflexão bastante grande sobre os rumos da atividade empresarial em nosso país.

Em termos gerais, falamos de impactos econômicos e sociais que envolvem mais de 40 mil empresas de 50 setores produtivos, em um período de recessão, carente por uma recuperação no crescimento e desenvolvimento. A medida anunciada para julho exigirá das empresas uma significativa revisão de processos e um inevitável repasse de custos. Estes custos, em cascata, certamente afetarão o consumidor final e prejudicarão, sobretudo e de forma acentuada, as perspectivas na oferta abundante de produtos, serviços e frentes de trabalho.

Especificamente sobre o setor de teleatendimento, que vinha experimentando uma aspiral de ascensão no número de operações, o cenário atual, que reflete diminuição nas margens de rentabilidade e elevadas alíquotas gerais de impostos, ocasionarão um freio nos planos de expansão e um risco real às operações. Para ilustrar esta realidade, um estudo recente, solicitado pelo Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark) à empresa de Consultoria E-Consulting Corp, previu, para o ano de 2017, um crescimento da ordem de 3,4 %, depois de seguidos anos de contração.

O Governo viu a necessidade de retirar o benefício da desoneração, concedido desde 2011, como forma de gerar maior arrecadação. Contudo, a medida abrupta de cessação do incentivo, atrelada à alta carga tributária, irá gerar impactos difíceis de serem absorvidos. O setor precisa de uma carga de imposto sobre a folha de pagamento que seja justa e não agrave o preço de produtos e serviços.

A ação vem em um momento de sufoco. Retirar o incentivo de uma só vez, sem considerar um período de transição que leve em conta a recuperação das margens de rentabilidade destas empresas, que em grande parte já se encontram com alto índice de endividamento, trará, como consequência, a derrocada de um volume expressivo de empresas e a supressão de muitos postos de trabalho, com todos os reflexos que isso pode significar.

Para um segmento que já acumula um elevado ativo trabalhista, a saída imediata será a busca, cada vez maior, por investimentos em tecnologia, otimização e novos modelos de atendimento e a automação dos processos, mas mesmo para o governo, o impacto a curto e médio prazo, será de perda na receita, haja vista que as empresas não têm como arcar com esta carga tributária vigente. Talvez seja o momento de repensar todas as alternativas para que o remédio não seja pior que a doença.

Lucas Mancini, presidente do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos – Sintelmark.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile