Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Câmara e Senado promovem hackathon na Campus Party Brasília 2018

Câmara e Senado promovem hackathon na Campus Party Brasília 2018

0
Publicidade

Buscando aumentar a transparência no Parlamento e conectar esse público com o ambiente legislativo, Câmara e Senado se uniram para estarem presentes no Campus Party Brasília 2018. Essa experiência permitirá que o cidadão tenha maior proximidade com o trabalho realizado pelos núcleos de tecnologia do Congresso Nacional e possa compreender e interagir com o sistema de dados abertos do legislativo. É a democracia conectada face to face com a sociedade.

A participação das duas Casas no evento será por meio de palestras, lançamento de um Hackathon e a proposição de um Desafio:

Parlathon 2018

É o hackathon que reunirá, durante o evento, interessados em competir em uma maratona tecnológica para o desenvolvimento de aplicativos ou WEB-responsivos que possibilitem ao cidadão comum visualizar, compreender, acompanhar, mensurar e/ou projetar a tramitação de um ou mais projetos de lei por meio dos dados abertos.

Desafio VisitApp

Uma experiência de longa duração que propõe o desenvolvimento de um aplicativo para tornar a Visitação do Congresso Nacional mais dinâmica e possível, inclusive, para quem está em casa, através de passeio virtual.

O regulamento será lançado na Campus Party Brasília e as inscrições, gratuitas, poderão ser realizadas a partir do dia 29 de junho até o dia 28 de setembro, todas as informações estão na página do Desafio.

O Desafio VisitApp premiará os três primeiros colocados da seguinte forma: 1º lugar: R$ 15.000,00 (quinze mil reais); 2º lugar: 1 Notebook Alienware Dell 17 5R; 3º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Palestras

“UX na Legimática” –  A visualização gráfica da informação legislativa pode melhorar a experiência do usuário? Quatro cenários distintos irão ilustrar a resposta a essa pergunta e, além disso, serão apresentadas algumas informações técnicas sobre as soluções apresentadas e a importância dessa abordagem para o cidadão. Palestrante:  João Lima, analista de informática legislativa no Senado Federal, Mestre em Engenharia de Software, Doutor em Ciência da Informação.

“Processamento de Linguagem Natural com R e Python na análise do discurso” – Serão apresentados os resultados de pesquisa que investigou, por meio de técnicas estatísticas e de aprendizagem de máquina, o grau de convergência dos discursos proferidos por parlamentares dos partidos da coalizão governista e da oposição durante o período 2001 a 2016.  Palestrante: Fabiano Peruzzo Schwartz, analista legislativo na Câmara dos Deputados, mestre em Ciência da Computação, doutor em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile