Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Relatório destaca principais ameaças virtuais em 2017

Relatório destaca principais ameaças virtuais em 2017

0
Publicidade

A Cylance acaba de divulgar seu Relatório de Ameaças de 2017, que apresenta uma visão real das principais ameaças virtuais que afetaram a diversificada base de clientes da empresa em 2017, além de tendências e análises da indústria e dados de milhares de entidades governamentais e organizações de todos os portes e de mais de 160 países, que adotaram uma abordagem de prevenção proativa para a segurança.

Entre os destaques do relatório, estão:

– ataques destrutivos continuam a aumentar, com as famílias de ransomware liderando o grupo: sua incidência triplicou durante o ano e afetou principalmente a indústria de saúde;

– 50% a 70% dos ataques de 2017 exploraram vulnerabilidades conhecidas e relatadas há mais de nove meses antes do ataque;

– os vetores de infecção mais comuns permaneceram com phishing de e-mail e drive-by downloads (transferência não intencional de malware a partir da Internet);

– a indústria de A&B (alimentos, bebidas, restaurantes etc.) sofreu o maior volume de ataques.

O relatório também explora o crescimento exponencial das variantes de malware e a facilidade com que elas podem ser implantadas. Variantes de malware são um desafio para soluções de segurança tradicionais que dependem de “vacinas” para detectar ameaças, devido a sua curta vida útil. Em contrapartida, mais de 50% das ameaças evitadas pela Cylance não foram vistas em nenhum outro ambiente, reforçando ainda mais a necessidade de as organizações considerarem tecnologias avançadas de detecção e prevenção de malware.

“Os cibercriminosos modificam seus métodos e os códigos de malware para ficarem à frente das proteções tradicionais que as organizações implantam, como se pode ver pelo aumento de infecções e da sofisticação dos ataques de 2017”, diz Rahul Kashyap, diretor mundial de tecnologia da Cylance. “É fundamental que as empresas estejam cientes das ameaças, mantenham seus softwares atualizados e usem as defesas que protejam contra malwares em constante evolução.”

O Relatório de Ameaças da Cylance detalha o impacto dos malwares em setores específicos e mergulha em detalhes sobre as 10 principais famílias de malware: WannaCry, Upatre, Cerber, Emotet, Locky, Petya, Ramnit, Fareit, PolyRansom e Terdot/Zloader. O relatório também discute outras tendências de ameaças, incluindo ataques emergentes a cadeias de suprimento, ataques de ransomware em rápida ascensão e os principais setores afetados por eles, o crescimento de mineradores clandestinos de criptomoedas, cavalos de troia de carteiras virtuais e vulnerabilidades de firmware e hardware.

“Os ataques e ameaças de 2017 são um lembrete da engenhosidade e da capacidade destrutiva dos agentes de ameaça”, comenta Aditya Kapoor, chefe de pesquisa de segurança da Cylance. “Todos os indicadores apontam para uma tempestade perfeita com a explosão do número e dos tipos de endpoints que requerem proteção, o aumento da diversidade de tipos de ataques e a facilidade com que eles podem ser acessados e armados.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile