Digisystem migra para nuvem IBM para reforçar infraestrutura tecnológica

0

Ao fortalecer sua infraestrutura de tecnologia a empresa passa a contar com servidores e sistema operacional mais robustos, a fim de aumentar a performance em todas as áreas da empresa e fortalecer a segurança no ambiente cloud. O novo sistema foi implantado em três semanas e já está beneficiando 900 usuários e mais de 3 mil usuários clientes

A Digisystem, companhia brasileira fornecedora de soluções de negócios baseadas em tecnologias avançadas que ajudam as empresas a passarem pela jornada da transformação digital, acaba de migrar os dados da maior parte das áreas da empresa para a nuvem da IBM. O projeto, realizado em maio deste ano, foi concluído em três semanas e proporcionou a Digisystem ganho de performance, criação de ambiente com maiores redundâncias, maior flexibilidade nas versões de sistema operacional e no tamanho dos servidores.

Além disso, a migração resultou em uma redução de custos anual de cerca de R$ 600 mil reais, decorrente da eliminação da variação cambial do valor mensal, uma vez que o pagamento passou a ser realizado no Brasil, excluindo a necessidade de recolhimento dos impostos de importação de serviços. A migração impactou aproximadamente 900 usuários da Digisystem e mais de três mil usuários clientes.

De acordo com o diretor de infraestrutura e Cyber Risk da Digisystem, Wagner Hiendlmayer, questões como melhoria na segurança para infraestrutura no ambiente cloud, custos altos com o concorrente e suporte nacional foram as principais motivações para a migração. "Além do impacto financeiro, tínhamos questões críticas em relação à flexibilidade das soluções de segurança que poderíamos disponibilizar em nuvem", explica o executivo. Outro fator importante que influenciou a decisão foi a escolha de um ambiente híbrido, com soluções dentro da plataforma cloud e outras servidores baremetal com virtualização, topologia que não era possível na infraestrutura anterior.

Autonomia e segurança

Para Hiendlmayer um dos principais benefícios da nuvem da IBM é a questão da flexibilidade em relação às plataformas que são disponibilizadas aos clientes. "Além da solução em nuvem, é possível que sejam fornecidos componentes computacionais em infraestrutura de virtualização – como PowerVM IBM, VMWare ou Hyper-V – ou ainda a possibilidade de utilização de Power Systems IBM com processadores da linha Power9 em AIX, Linux ou RedHat OpenShift", esclarece. O especialista pontua ainda que esses benefícios influenciam no negócio das empresas não apenas em questões financeiras com redução de custo, mas também no que tange o suporte para que a equipe interna seja melhor atendida, melhorando consequentemente o foco do negócio.

Hiendlmayer explica que a maneira como o ambiente foi construído possibilitou a criação de redundâncias em todos os ambientes, removendo os pontos únicos de falha, e implementando soluções de segurança da informação no ambiente de virtualização, que não seriam possíveis de serem lançadas em um ambiente cloud convencional. "Esta nova infraestrutura híbrida proporcionou maior controle sobre o ambiente para a Digisystem. Desta forma, ganhamos mais autonomia para implementação dos ambientes", finaliza. Após a migração, foi possível criar na Digisystem um ambiente de Disaster Recovery de alta disponibilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.