Computadores da Lenovo são proibidos em agências de inteligência de cinco países

0

Computadores fabricados pela chinesa Lenovo foram banidos das agências de inteligência e serviços secretos da Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia por conta de preocupações com a vulnerabilidade da segurança. Segundo o jornal Australian Financial Review, a proibição ocorreu em meados dos anos 2000, quando um teste intensivo de laboratório detectou a existência de uma "backdoor" (porta dos fundos, em tradução livre) e vulnerabilidades no firmware (interface entre o hardware de um computador e seu sistema operacional) dos chips da Lenovo. 

Ainda segundo o jornal australiano, membros da defesa britânica e australiana e comunidades de inteligência disseram que  foram descobertas modificações mal-intencionadas no circuito da Lenovo, que poderiam permitir o acesso remoto aos dispositivos sem o conhecimento dos usuários. Outra preocupação das agências é que a Academia Chinesa de Ciências, uma entidade governamental, possui 38% da Legend Holdings, que por sua vez detém 34% da Lenovo, o que a torna a sua maior acionista.

Em sua defesa, a Lenovo disse, por meio de comunicado, que não sabia da proibição, reiterando que seus produtos "foram definidos várias vezes como confiáveis e seguros por nossa empresa e clientes do setor público e nós sempre recebemos bem seu engajamento para assegurar que estamos satisfazendo as necessidades de segurança".

Esta não é a primeira vez que uma companhia chinesa é alvo de suspeitas de governos internacionais. As fabricantes de smartphones Huawei e ZTE foram acusadas, mais de uma vez, de produzirem aparelhos que apresentam ameaça à segurança dos países. O Comitê de Inteligência dos Estados Unidos chegou a emitir um relatório no fim do ano passado  advertindo o governo e as empresas americanas a evitarem fazer negócios com as duas companhias devido a riscos de espionagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.