Contact center: perfil dos profissionais está mudando

0

Os contact centers têm sido responsáveis pela geração de empregos em todo o Brasil. Estima-se que cerca de 1,4 milhão de pessoas estejam empregadas neste setor e a estimativa é que este número cresça 11% ao ano, segundo o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark). Porém, o perfil dos profissionais contratados está mudando. Se no início os jovens eram os que mais ocupavam vagas, agora há uma busca por pessoas com mais de 40 anos e até aposentados.

Existem empresas que possuem o seu próprio contact center e há as que terceirizam o trabalho. Os profissionais podem ser contratados para atuar com pontos de atendimento (PAs) dentro da empresa ou em home office, que é cada vez mais comum. E existem basicamente dois tipos de atendimento: receptivo, que são os que atendem as ligações dos clientes de uma empresa – SAC, por exemplo – ou ativos, que são os que oferecem serviços – ligam oferecendo cartões de crédito. Independente do tipo de contratação ou de forma de atuação, uma coisa é comum a qualquer operador: falar diariamente com diversos tipos de pessoas e lidar com as mais diferentes situações.

Com o boom dos contact centers no Brasil, há uma enorme demanda por profissionais e para atuar na área basta ter mais de 18 anos, ensino médio completo e saber se comunicar. Por isso, não existem grandes dificuldades para preencher as vagas. Contudo, a rotatividade de profissionais, ou turnover, é alta, em torno de 7%, segundo dados do Sintelmark.

Esta rotatividade acontece porque muitos jovens ingressam no setor para custear os estudos e quando encontram uma oportunidade na área em que estão estudando trocam de trabalho. utro motivo é a grande quantidade de vagas, que faz com que os profissionais migrem de uma empresa para a outra em busca de melhores salários e condições de trabalho. E existe ainda a pressão do dia a dia de trabalho, que faz com que muitas pessoas deixem o emprego assim que encontram uma oportunidade em outra área.

 

Neste cenário, as empresas de contact center têm encontrado nos profissionais mais experientes uma melhor alternativa de contratação. E quando digo 'experientes' são pessoas com mais de 40 anos e até aposentados. Dados do Sintelmark apontam que a expectativa é que, entre 2011 e 2013, a participação desta faixa etária no setor cresça em média de 20%. Os 'mais velhos' têm sido valorizados no setor por serem mais responsáveis no dia a dia – não faltam e não se atrasam. E, além de serem mais dedicados e comprometidos, a maturidade os torna mais pacientes.

Mas as vantagens não são apenas para as empresas. Ao passar dos 40 anos, os profissionais encontram dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho e os contact centers se tornaram uma ótima oportunidade. E como para atuar nesta área não há necessidade de experiência anterior, é comum a contratação de aposentados que não querem 'ficar em casa sem fazer nada' ou até mesmo que possuem dificuldades para se sustentar com o valor das aposentadorias.

Outra alternativa encontrada pelas empresas para diminuir o turnover é o teletrabalho, ou home office. Trabalhando de casa evita-se o estresse do trânsito, muitas vezes em ônibus lotados, por exemplo. Além de ser uma boa oportunidade para mães com filhos pequenos ou pessoas com dificuldade de mobilidade. E a empresa também sai ganhando com a diminuição de custos com o trabalhador, entre outras vantagens.

Como o setor está aquecido e a tendência é que continue assim, a demanda por profissionais também continuará em alta, por isso, há vagas para os jovens e para os mais experientes. É sabido que independente da idade, o mais importante para se manter em um emprego é a competência e o comprometimento. E as empresas também têm buscado alternativas para melhorar o dia a dia dos trabalhadores e retê-los, ou pelo menos, diminuir o turnover. Desta forma, todos saem ganhando.

Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.