Prefeitura do Rio aproveita Jornada Mundial da Juventude para testar app de trânsito Waze

0

A Jornada Mundial da Juventude, que acontece até o dia 28, foi a oportunidade encontrada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para testar a parceria que firmou com o aplicativo social Waze para melhorar as condições do trânsito na cidade.

Pelo acordo, a prefeitura disponibiliza ao aplicativo os esquemas operacionais de tráfego estabelecidos para os grandes eventos que acontecem na cidade.

O Centro de Operações Rio (COR), por sua vez,  receberá os alertas sobre acidentes reportados pelos Wazers, como são chamados os motoristas que utilizam a ferramenta.

Em comunicado, a Prefeitura informa que todas as ocorrências registradas pelos usuários do Waze serão agora repassadas aos 56 operadores de tráfego que atuam na Sala de Controle do COR.

Os usuários do app estarão integrados às funcionalidades do telão do COR, que tem 80 metros quadrados. Quando um Wazer disponibilizar uma informação, a mesma chegará diretamente ao supermapa da central de monitoramento.

Pedro Junqueira,o chefe executivo operacional do COR, explica que o monitoramento do COR conta com cerca de 900 câmeras e com o apoio de equipes de campo.

"O relato sobre alguma ocorrência fora do campo de visão das nossas câmeras é um grande apoio no direcionamento de esforços e numa melhora no tempo de resposta aos incidentes", diz ele.

O aplicativo Waze — gratuito e disponível para Google Play e Apple -, permite que cidadãos reportem para os demais usuários eventos como fechamento de rua e acidentes, entre outras ocorrências.

Atualmente, acomunidade de Wazers no Brasil é de cerca de 5 milhões de usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.