O lucro líquido da Amazon registrou um enorme aumento de doze vezes em relação ao mesmo período do ano passado, para um recorde de US$ 2,5 bilhões, marcando o terceiro trimestre consecutivo de superação de US$ 1 bilhão em lucros. O lucro trimestral da Amazon superou o limite de US$ 1 bilhão pela primeira vez no quarto trimestre de 2017.
A expansão do lucro é em grande parte impulsionada pelo crescimento dos negócios de alta margem da Amazon, como nuvem e publicidade. O vice-presidente financeiro da Amazon, Brian Olsavsky, disse em uma teleconferência que essas duas empresas foram "um grande contribuinte" para o crescimento do lucro, já que o negócio de varejo tradicional da Amazon tem margens pequenas. Ele também creditou melhor eficiência nos armazéns e centros de dados da Amazon, bem como no crescimento de seu mercado de terceiros (marketplace) de maior margem.
Apesar do aumento da concorrência da Microsoft e do Google, o serviço de nuvem da Amazon (AWS) acelerou o crescimento de suas vendas pelo terceiro trimestre consecutivo, para 49% ano a ano. A receita de US$ 6,1 bilhões da AWS foi apenas 11% das vendas totais da Amazon, mas sua receita operacional de US$ 1,6 bilhão representou 55% do total.
A "outra" receita da Amazon, que é composta principalmente de vendas de publicidade, foi de US$ 2,2 bilhões, 132% a mais que no ano passado. Este é o segundo trimestre consecutivo, superando US$ 2 bilhões em receita de publicidade.
A receita total da Amazon, que inclui vendas da Whole Foods, aumentou 39% ano a ano. Sua receita na América do Norte aumentou 44%, para US$ 32,1 bilhões, enquanto as vendas internacionais cresceram 27%, para US$ 14,6 bilhões.
A expectativa das receitas para o terceiro trimestre ficou aquém das estimativas de Wall Street. A Amazon espera uma receita na faixa de US$ 54 bilhões a US$ 57,5 ??bilhões no terceiro trimestre, ligeiramente abaixo das estimativas entre US$ 55,6 bilhões e US$ 62,2 bilhões. As vendas do Prime Day, que ocorreram em julho, serão incluídas nos resultados do terceiro trimestre da Amazon.
No segundo trimestre, a Amazon expandiu a entrega da Whole Foods em mais cidades, incluindo Chicago, Houston e San Antonio. As vendas da Whole Foods, que foi adquirida há um ano, foram de aproximadamente US$ 4,3 bilhões durante o trimestre.
Ele também fez sua primeira entrada oficial no segmento deassistência médica ao adquirir a farmácia on-line PillPack e lançou novas iniciativas como um serviço que entrega pacotes diretamente ao porta-malas do carro de um cliente.
A Amazon continuou a aumentar sua força de trabalho para um número recorde de 575.700 funcionários no trimestre. Isso representa um aumento de 51% em relação ao ano passado e um aumento de 2% sequencialmente.
O CEO da Amazon, Jeff Bezos, destacou o crescimento do assistente de voz da Amazon, Alexa, dizendo que "dezenas de milhares" de desenvolvedores usam o serviço. Queremos que os clientes possam usar a Alexa onde quer que estejam", disse. Com informações da agências internacionais.