Publicidade
Início Blogueria Como o Omnichannel pode ajudar os varejistas melhorarem a experiência de compra?

Como o Omnichannel pode ajudar os varejistas melhorarem a experiência de compra?

0
Publicidade

Há muito tempo nós ouvimos falar sobre omnichannel, mas poucos e-commerces conseguiram tirar essa ideia do papel e colocar em prática. A principal dificuldade enfrentada pelo setor varejista é a falta de tecnologias capazes de integrar os sistemas das lojas físicas com as lojas online. Porém, mesmo diante de tantos empecilhos, o comércio eletrônico está cada vez mais próximo de tornar esse conceito presente em todas as estratégias de vendas.

De acordo com o estudo Worldwide Retail 2018 Predictions, realizado pela Internacional Data Corporation (IDC), que mostra as previsões para o varejo, o uso de omnichannel é uma das prioridades dos gestores de tecnologia da informação deste segmento. Até 2019, 50% dos varejistas terão implementado a solução, garantindo um aumento de até 30% no lucro das marcas.

Mas, como os varejistas podem melhorar a experiência de compra das lojas físicas no ambiente online?

Antes de aprender a utilizar esses dados de maneira correta e eficiente, os lojistas precisam ter a consciência da sua responsabilidade no setor, pois é por meio desses canais que os clientes vão se comunicar. Dessa maneira, é preciso fortalecer suas estratégias nos pontos de venda e traçar um plano de marketing atrelado aos seus objetivos.

Uma vez que eles consigam reunir informações de todos os consumidores como e-mail, CNPJ e contato telefônico, a coleta de reviews pode ser feita de qualquer maneira, seja por SMS, via e-mail ou ligação. O uso desse conceito tem inúmeras vantagens para os lojistas, possibilitando a publicação de forma automática e listando as avaliações e comentários coletados daqueles que adquiriram determinado produto no ambiente físico.

Em muitos casos, alguns itens não são vendidos com tanta frequência nas lojas virtuais e por isso não há review publicado sobre ele, mas, em contrapartida, nas lojas físicas é um dos mais vendidos. Com o uso do omnichannel é possível melhorar o desempenho das vendas de determinados produtos e evitar que o mesmo fique sem nenhum comentário.

Outra vantagem é o acesso a verdadeira experiência do comprador, seja dos produtos comercializados ou do atendimento, esse é um dos detalhes importantes e que contam muito para uma satisfação total dos clientes. Com isso, esses varejistas têm a oportunidade de conhecerem todos os aspectos que envolvem a performance de uma loja física e acompanhar minuciosamente os detalhes ou one-to-one para resolver problemas específicos desconhecido pelos gestores.

Todas essas informações são relevantes para resolver os principais gargalos do varejo e oferecer a melhor experiência dentro da sua loja. O consumidor está cada vez mais multicanal, exigente e interessado em entender como serão os projetos e as marcas precisam se reinventar sempre para atrair esse público.

Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile